Imagem: Arquivo

Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira, análises laboratoriais descartaram riscos à saúde em águas da Estação de Tratamento de Água e da Pureza. No sábado, dia 11, à noite, o abastecimento foi suspenso por risco de contaminação. Os resultados dessas análises laboratoriais foram divulgados na noite de ontem, após 24 horas de incubação. O trabalho de apuração microbiológica indicaram ausência de organismos nas amostras coletadas nos pontos de rede, reservatórios e na própria ETA-Pureza. Isso quer dizer que, embora tenha havido a contaminação, a água consumida pela população não oferece riscos à saúde. Sobre as apurações, ouvimos o sargento Adão Ribeiro, da Polícia Militar de Meio Ambiente.

“Estamos em campo aqui, juntamente com o Secretário da Secretaria de Meio Ambiente e funcionários do SAAE, fazendo aqui várias historias em pontos específicos aqui para tentar detectar a questão que houve nos últimos dois dias, que foi a contaminação do sistema de abastecimento de água em Itabira. Nós estamos em campo aqui, fomos em várias empresas, num local que a gente suspeita que pode ter ocorrido um vazamento efluente que tenha contaminado aqui a pureza, onde é feita a contaminação da água para boa parte dos bairros de Itabira. Nós estamos aqui com cerca de 10 empresas, tivemos algumas captações nos pontos específicos e amanhã a gente vai continuar fazendo os levantamentos necessários para ver se a gente consegue chegar, pelo menos para identificar se houve um acidente, se foi um crime ambiental, para que quem tenha causado esse complicador para o abastecimento público Seja levado à justiça, seja autuado, seja multado e responsabilizado, se for uma situação perigosa ou ocorrida aqui na nossa região, e a gente vai em busca aí, vai em busca e tentar identificar e levar à justiça a pessoa responsável, a empresa responsável, o empreendimento que seja responsável por ter causado esse transtorno à população.”

O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, também emitiu o comunicado tranquilizando a população.

“Eu quero tranquilizar a população de Itabira, principalmente aquela que consome as águas da ETA-Pureza, em função do que ocorreu desde ontem, que estamos investigando, que é a contaminação por algum tipo de óleo. Nós tomamos duas decisões, duas atitudes importantes. A primeira é a técnica, e o SAAE trabalhou a madrugada inteira para fazer a limpeza da água do reservatório e normalizar o fornecimento. Então, dessa maneira, a água que já está caindo na sua caixa d’água está limpa, própria para o consumo. A outra deve ser julgada fora e depois o SAAE vai compensar isso de alguma forma na conta. E a segunda questão é a investigação com rigor, rigorosa, porque isso não era para ter acontecido, não é normal isso acontecer, então nós vamos estar investigando com todas as possibilidades possíveis para que os culpados sejam rigorosamente punidos. Nós não vamos admitir que esse tipo de coisa aconteça em Itabira, principalmente quando prejudica a saúde pública. Então, o SAAE vai estar aí mantendo vocês informados, mas fiquem tranquilos que as atitudes fundamentais já foram tomadas pela Prefeitura.”

Reportagem: Euclides Éder

Ouça a reportagem na íntegra:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.