Imagem: Aline Ferreira


O Valério foi vítima do América de Teófilo Otoni novamente no Campeonato Mineiro 2ª Divisão, dessa vez válida pela partida dita das semifinais neste sábado, dia 11 de novembro, no estádio Israel Pinheiro. O visitante venceu por 3 a 1 e pode até perder para o gol de diferença em casa, dia 18, no estádio  Nassri Mattar, em Teófilo Otoni. Para levar a decisão aos pênaltis, o time de Itabira precisará fazer dois gols de diferença ou três para buscar a classificação direta. O técnico Paulinho Guará fez uma análise sobre o desempenho do Valério na partida.

“Um resultado que a gente não esperava, pelo menos pelo início da partida, começamos melhor no jogo, tivemos a possibilidade de fazer um a zero, depois ali tivemos aquele gol de bola parada, acho que perdemos um pouquinho o equilíbrio, nesse momento que a gente perde o equilíbrio, o América foi melhor e fez logo dois a um. É um resultado adverso, a gente sabe que essa competição é isso mesmo, mas a palavra nossa é que nós estamos continuando confiando, a gente sabe que por mais que uma diferença de resultado é de dois gols, vamos trabalhar a semana e vamos buscar nossa classificação e nosso acesso fora, faz parte do futebol, nós não vamos abaixar a cabeça, não vamos dar por entregue, não importa se lá fora não confia, mas aqui dentro a gente está confiando. Contra o Boston jogamos o mesmo esquema, ganhamos, certo? Contra o Juventus, mesmo esquema e ganhamos. Contra o Contagem, tanto em casa quanto fora, mesmo esquema, passamos, agora porque perdeu o jogo vai querer buscar uma situação de um sistema, nada a ver, para mim eu não concordo porque a gente está jogando assim a competição, antes a gente estava jogando de um sistema diferente e a partir do momento que a gente começou a jogar com esse sistema contra o Boston, nós estávamos seis, quatro jogos invictos sem perder, então eu entendo, às vezes a gente busca, o torcedor, a imprensa, vai buscar resposta em cima de uma coisa que eu acho que não foi esse detalhe, o detalhe foi que a gente não teve a concentração que a gente precisava quando a gente estava ganhando o jogo, então assim, continuar trabalhando, agora é outro jogo, é outra situação, vamos ver quem vai estar melhor durante a semana aí, perdemos o Jordan lá também, então assim, trabalhar, continuar com as nossas convicções para a gente tentar buscar o resultado.

Qual que é o caminho para motivar esse grupo, porque normalmente ocorre um certo abatimento após resultado em casa como esse?

“Exatamente, agora é o momento de a gente mostrar para eles, para não abaixar a cabeça, precisamos trabalhar bem o emocional, a confiança, sabemos que é um jogo difícil, mas é um jogo de futebol, tudo pode acontecer, eu acredito que a gente tem capacidade de ir lá buscar o resultado que possa nos dar o acesso.”

Diferente de outras ocasiões, lá o Valério não pode errar.

“Exatamente, o futebol não te dá margem para erro, toda vez que a gente erra, a gente acaba tendo um resultado negativo, então a gente precisa elevar a autoestima dos atletas, gostei da atitude deles ali no vestiário, sentiram já essa derrota, isso aí a gente precisa levar para campo e a gente poder, como se disse, vamos lá por tudo ou nada contra o América.”

Lá, claro que é outra história, mas dá para usar para canalizar esse sentimento de derrota como motivador para o jogo de volta?

“Ah, eu estou machucado, eu acredito que também todos os atletas estão machucados, eles sentiram a terceira derrota para o América, por mais que é um time qualificado, por mais que é um time que compete, que briga, então acho que isso tem que doer e a gente tem que tirar isso aí, nossa força, para que a gente possa lá também reverter o resultado.”

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.