Equipe multidisciplinar atua na prevenção e tratamento de doenças na rede pública de Itabira.
A fisioterapia é um momento importante na recuperação de pacientes ou até mesmo na prevenção de doenças. Sobretudo quando alinhadas com práticas complementares de origem chinesas que faz esse trabalho é a fisioterapeuta, Alda Lúcia Menezes Duarte no antigo núcleo de assistência e saúde da hoje equipe Multi.
“Atualmente Itabira nós temos três equipes eMulti. O a gente faz as visitas domiciliares, a as orientações domiciliares a partir de reuniões que a gente tem nos PSFs, reuniões de matriciamento onde a gente consegue compartilhar com a equipe do PSF aqueles casos onde que é preciso é necessário a atuação do fisioterapeuta. Quando é determinada essa necessidade a gente marca uma visita junto com agente comunitário de saúde ou outro profissional se for necessário também e aí a gente visita e junto com com a equipe do PSF a gente faz um trabalho de avaliação, o caso da pessoa que tá normalmente acamada, teve um AVE, passou por uma cirurgia ou seja, algum caso indicativo que necessite de fisioterapia e ali juntamente com o cuidador dessa pessoa, a gente avalia, orienta quais são aqueles exercícios ou quais são aquelas condutas que vai ajudar numa melhor recuperação da pessoa. Esclarecendo que não é tratamento domiciliar. O que a gente faz é um acompanhamento do caso junto com a equipe de PSF orientando tanto o paciente quanto os familiares nos cuidados pra melhor reabilitação e melhor recuperação daquele paciente.”
“Então um fisioterapeuta por exemplo que é a minha categoria atender uma população de onze é humanamente impossível, né? E o que você falou no início. Então, sim o centro de reabilitação é a nossa referência pra pra reabilitação, não só da fisioterapia, como várias outras categorias. Então, e também a gente enquanto fisioterapeuta da saúde da família, a gente trabalha outras questões que não só a reabilitação, a gente inicia um processo de reabilitação a ser continuado em outro local, mas a gente trabalha também com promoção de saúde. A gente trabalha pensando na prevenção de agravos, na prevenção de problemas de saúde, então é um trabalho muito amplo. Eu falo que o fisioterapeuta da atenção primária, da EMUT, a gente tira um pouco aquela, aquela roupa só do fisioterapeuta e a gente veste a a roupa do profissional de saúde. A gente não trabalha só com reabilitação, a gente trabalha muito mais, muito mais não. A gente trabalha também com a questão da saúde como um todo. Então a gente com questões como hipertensão, como diabetes, não só com a pessoa que teve problemas ósseo. Vamos falar assim, musculares. A gente trabalha com o ser o ser humano englobado como um todo.”
Reportagem: Euclides Éder
Ouça na íntegra: