Evolui a criação do Sistema Itabirano de Esporte e Lazer
Foram dois dias de debates para implantar políticas públicas com o intuito de fortalecer o esporte e lazer do município. A 1ª Conferência Municipal de Esporte e Lazer foi promovida pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), com o objetivo de construir, coletivamente, as diretrizes que nortearão a criação do Sistema Itabirano de Esporte e Lazer (SIEL). A ferramenta visa garantir os acessos para todos os itabiranos, com foco na inclusão social. O evento ocorreu no Centro Universitário UniFuncesi, dias dez e onze de novembro.
A gestora da SMELJ, Natália Lacerda, apresentou as ações como a implantação de novos espaços, fortalecimento das entidades, e incentivo à prática esportiva para pessoas com deficiência. “Este evento é uma construção para consolidar uma política pública efetiva. O sistema tem por atribuição pensar os componentes de esporte e lazer e depois tornar isso uma lei, para garantir o direito social ao lazer e promover o esporte. É um momento ímpar de realizar este evento e receber na cidade pessoas que discutem política pública”, disse a secretária.
Painel apresentou temas como política de esporte e lazer, sistemas nacionais e municipais. A representante do Ministério do Esporte, Rejane Penna Rodrigues, falou sobre a importância da articulação entre os governos para a implementação de políticas públicas. Foram convidados respectivamente, os professores Rodrigo Barbosa Terra e Bruno Ocelli Ungheri, para contar sobre a experiência na criação do Sistema Campo-grandense de Esporte e Lazer, e como a iniciativa mudou o cenário do esporte e lazer em Campo Grande (MS); e na cidade de Ouro Preto.
Essas iniciativas servirão para direcionar os trabalhos que serão desenvolvidos em Itabira. O segundo dia da conferência foi marcado pela realização de oficinas e plenárias, onde os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar os debates sobre os temas abordados no primeiro dia e propor as diretrizes para a criação do SIEL. Os temas foram debatidos por usuários, agentes e competências; instrumentos de gestão e gestão das informações e financiamento. Os grupos se reuniram para analisar as propostas, e deliberar diretrizes e temas do sistema.
“O evento foi satisfatório, relevante e necessário para a cidade. Tivemos a chance de debater sobre as propostas colhidas com a sociedade nas pré-conferências. Este foi um momento em que os delegados, a partir de análises e diálogos, puderam defender as suas ideias para que, por meio de votação, fossem eleitas as propostas que obtivessem maioria de votos. O próximo passo é a produção de um documento com tudo que será debatido, discutido e votado”, disse o presidente do Conselho de Esporte e Lazer de Itabira, Ubiratan Pouzas.
Reportagem: Euclides Éder