Sistema Pontal. Arquivo Prefeitura

A partir do dia 27 a Fundação Israel Pinheiro começa a realizar oficinas para preparar os moradores das áreas atingidas do Sistema Pontal onde haverá o descomissionamento para preparar melhor a população para a mudança de local, bem como acordos ou ações judiciais.

O primeiro encontro da Fundação Israel Pinheiro aconteceu dia oito passado e essa semana Péricles Matar porta-voz da Fundação Israel Pinheiro esteve na Câmara Municipal de Itabira fazendo uso da tribuna por solicitação do vereador Juber Madeira no dia 14 ele esclareceu as principais dúvidas dos parlamentares também convidou a população a se integrar através de canais como a Rádio Itabira e as redes sociais. Em mensagem encaminhada ao apresentador do programa A Tarde é Show Lourival Silva, Péricles Matar comentou sobre os temas.

“Ouvintes da Rádio Itabira. Inicialmente eu gostaria de agradecer do espaço da Rádio Itabira para divulgação do encontro da assessoria técnica independente com os atingidos pelo descomissionamento do Sistema Pontal. Que são os moradores dos bairros de Bela Vista, Nova Vista, Nossa Senhora das Oliveiras e Praia realizado na quadra poliesportiva Bela Vista assim também como gostaria de agradecer a cada um que esteve lá presente. Nós fomos surpreendidos positivamente pela presença expressiva de moradores que lá estiveram para ouvir sobre as atividades iniciais da TI, sobre o desenvolvimento desse trabalho e resultado esperado ao seu final. Envolvendo a reparação de danos, de toda a ordem social, econômico, ambiental, bem como referência à saúde física e psicossocial e também puderam também na oportunidade usufruir de uma apresentação cultural. Que foi realizada pelo do projeto Drummonzinhos da Fundação Carlos Drummond de Andrade. Foi uma reunião muito produtiva, ela foi produtiva, foi participativa, as pessoas puderam se informar melhor, se manifestar através de dinâmicas, sobre seus anseios, temores, sobre a falta de informação, sobre como se dará o processo de remoção. Enfim, o reassentamento vai ser coletivo, se vai ser individual, como isso será executado pelo empreendedor e sabemos que para além do pó do minério ainda param muitas dúvidas pelo ar também. A TI tá buscando essas informações fidedignas sobre essa logística e o planejamento para que possa passar de forma clara e objetiva ao conjunto dos atingidos para construção de alternativas afim de se planejarem para mudanças assim como possam ter pleno conhecimento dos seus direitos que deverão ser buscados inicialmente pela via da negociação ou em última análise através das instituições de justiça dentro no âmbito. Desse processo de reparação. Aliás gostaríamos de aproveitar a oportunidade pra informar a todas e a todos que a partir da última semana de novembro que se inicia dia 27 nós vamos iniciar as nossas oficinas de capacitação que estão previstas no plano de trabalho para que as pessoas atingidas possam se informar, se capacitar com o apoio da TI de sua equipe técnica multidisciplinar. Que tem advogado, engenheiros, arquitetos, assistentes sociais, psicólogos na defesa dos seus direitos do campo dos direitos humanos, direitos sociais, ambientais, culturais e econômicos. Nós voltaremos aqui em breve pra mais essa divulgação bem como faremos uma mobilização nas casas das pessoas por meio das redes sociais e pedimos as pessoas que fiquem atentos. E se integrem aos nossos grupos de WhatsApp, sigam-nos nas redes sociais, enfim, participem desse processo aí. Mais uma vez o nosso muito obrigado e um grande abraço a você e a todos seus ouvintes. “

Reportagem: Euclides Éder

Ouça na íntegra:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.