Saiba como foi o simulado do rompimento das barragens no sábado (18).
No sábado, dia 18, Itabira realizou o simulado de rompimento das barragens. O evento sobre organização da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil COMPDEC. 944 pessoas participaram do evento. O que equivale a 5,4% ou 1,1% de aumento em relação ao evento do ano passado. O resultado foi comemorado pela coordenação da COMPDEC. Quem explica é a responsável Nilma de Castro Macieira.
“Então, tivemos um público de 5,4% maior do que o público para o ano que foi aconteceu no ano passado.Que o ano passado foi quatro ponto três. Esse ano já foram cinco ponto quatro. Tivemos uma melhora, uma adesão melhor da comunidade para esse simulado. A própria população já tá tendo o melhor entendimento dessa cultura de prevenção.”
Como você a participação de pessoas com mobilidade reduzida?
“Então, isso é bom que a própria comunidade tenha o conhecimento que se ela tiver condições de sair e deslocar e que o tempo de chegada de mancha vai ser superior a esse tempo que ela chega num local seguro, é importante que a comunidade já tenha esse entendimento de como se auto salvar.”
Mais pessoas participaram em relação ao evento passado. Por que isso se deve?
“Então, isso é porque é uma melhoria na cultura de prevenção da própria comunidade, é uma resposta da comunidade com relação a essa essa melhora na cultura de prevenção. A gente tenta fazer o engajamento dessa comunidade com relação a participação do simulado, porque isso é um evento que é da comunidade. Então, é deles mesmo. Então, isso não é uma coisa que nós trabalhamos para a comunidade. Mas a essa participação mesmo só depende deles. Na verdade, tem pontos de encontro que a gente não tem esperado realmente pessoas participar desse ponto esses pontos de encontros são utilizados para pessoas flutuantes. São pessoas que não moram nas artes. Então se não tem a participação de pessoas que foram público zero nesse ponto de encontro é sinal que não tinha flutuante pra participar. No próximo ano a gente vai vai sair desse simulado com estratégias de melhoria para o encontro.”
Como foi a participação das instituições de ensino, considerando que foi sábado letivo?
“Das escolas nós conseguimos adesão de cem por cento dos alunos presentes participaram da escola. Então a evacuação foi completa. Tivemos a escola Matilde Menezes, escola Nico Andrade, Ademir de Souza e escola estadual Antônio Linhares Guerra. A gente escolheu a data junto com a Secretaria de educação, trazendo para o dia de dia letivo onde a gente conseguia realmente já ter essas crianças dentro da escola e trazer uma adesão melhor. Mas o objetivo que a gente tem é incluir os alunos no simulado é pra trazer o o entendimento de prevenção para esses alunos. Então a gente não traz esses alunos se não com esse objetivo. Na verdade é ensinar mais pessoas a como se prevenir. Porque na verdade as Zas ela é calculada entre moradores, alunos e pessoas que trabalham nas Zas . O número de alunos na verdade ele faz ele faz diferença no resultado mas é o que a gente importa é a quantidade de pessoas que está sendo realmente treinada.”
Com colaboração de Rodrigo Oliveira do blog A Voz de Itabira.
Reportagem: Euclides Éder
Ouça na íntegra: