Em partida emocionante, o Valeriodoce Esporte Clube (VEC) venceu o América-TO fora de casa neste sábado (18), por dois a zero. Considerando a primeira partida em Itabira, o placar agregado foi de três a três, levando a classificação para os pênaltis. Assim, como na fase anterior, o time itabirano diante do Contagem, brilhou a estrela do goleiro Elzo, que defendeu a cobrança do artiheiro do time, Diego da Silva, e com 100% de aproveitamento nas cobranças, o VEC comemorou a classificação em Teófilo Otoni, e diante da sensação térmica de 42 graus. O time volta ao Módulo II depois do hiato de 13 anos.

Foto: Renato Martinho/Rádio Itabira

Antes de chegar em Teófilo Otoni, o Valério passou por incidente na estrada de Nova Era, e até mesmo o ocorrido foi levado como fator motivacional. O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, enviou vídeo de apoio aos atletas e comissão técnica. Com proposta mais ofensiva, e a volta de Marcell a lateral direita, depois de seguidas improvisações, Felipe Valdívia assumiu protagonismo na saída de bola e armação. Assim, foi construído o primeiro gol da partida, ainda no começo do jogo. Eram três minutos, quando o meia do VEC acertou o canto esquerdo do goleiro Diego Cardoso. O gol assustou o time da casa.

Foto: Renato Martinho/Rádio Itabira

Para coibir a violência o árbitro Daniel da Cunha Filho expulsou ainda no primeiro tempo: Fornanzier (VEC) e Matheus Lima. O América-TO teve que se expor mais, para equalizar a partida. A defesa do VEC sempre em vantagem em relação as oportunidades de empate criadas, principalmente com o esquema de proteção montado atravpes dos zagueiros Roger e Cleberson, além do volante Alberto, escalado na sua função de origem. No segundo tempo, Paulinho Guará oxigenou a equipe com Robertinho e Maicon, e através deles o segundo gol itabirano: Maicon aos 18 minutos.

Foto: Renato Martinho/Rádio Itabira

Coube ao VEC prender lances de ataque, e valorizar a posse de bola. O time não sentiu a ausência de Lucão, machucado. Nos pênaltis, todas as cobranças do Valério foram convertidas: Felipe Valdívia, Maicon, João Firmino, Marcel e Cleberson. Para o time da casa, marcaram Elivelton, Thiago e Guthi; além do erro na cobrança de Diego da Silva. “Jogamos conscientes que poderíamos vir em Teófilo Otoni e vencer. Tínhamos confiança nos pênaltis”, disse Paulinho Guará, a TV VEC, após a partida. No final, o desabafo e a comemoração dos atletas. O clube organiza desfile em carro aberto do Corpo de Bombeiros.

Foto: Renato Martinho/Rádio Itabira

VEC: Elzo; Marcell, Roger, Cleberson e Arthur Querubino (Carlão); Alberto, Fornanzier, Ruandre Bambam (João Firmino), e Felipe Valdívia; Felipinho Muranga (Robertinho) e Cristian (Maicon). Técnico: Paulinho Guará.
Arbitragem: Daniel da Cunha Filho; Vivaldi Pedro Baeta e João Paulo Pereira (FMF).

Reportagem: Euclides Éder

Ouça na íntegra:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.