Último mês de 2023, já está quase chegando o período natalino e a busca por maneiras criativas de decorar os ambientes. Em residências, praças ou no comércio, boa parte do toque especial das instalações de Natal é trazida pela iluminação temática presente não apenas no interior dos espaços também em janelas, portas e até fachadas. A instalação de enfeites, no entanto, requer muita atenção para que sejam evitados acidentes envolvendo choques elétricos ou curtos circuitos que podem causar incêndios e até vítimas. Um novo ciclo se aproxima e planejar a decoração por mais simples que seja, faz toda a diferença para deixar o ambiente aconchegante. Um dos principais cuidados pode ser considerado já no ato da compra. De acordo com Francis Albert Nascimento, engenheiro de segurança do trabalho da Cemig, a palavra de ordem é prevenção para o Natal.

“É Natal, momento de alegria, festividade, confraternização e belos que iluminam e embelezam nossa cidade. Porém temos que tomar certos cuidados pra que esse momento de alegria, festividade não se transforma em acidentes com a rede elétrica. Então vamos a algumas dicas. Sempre utilize enfeites, certificados pelo INE é uma garantia de segurança durante a instalação e o uso. Ao instalar esses enfeites, mantenha a distância da rede elétrica da Cemig de pelo menos um metro e meio de distância. Não utilize postes, padrões ou qualquer estrutura da Cemig para fazerem desses enfeites. É um risco de acidente. Ao instalar os enfeites, mantenham-se distantes das crianças para que não ocorram acidentes. Na instalação dos enfeites nas fachadas das casas ou de apartamentos o fixe adequadamente para que o vento não jogá-los em cima da rede elétrica ocasionando acidentes. Em caso de dúvidas ligue para a Cemig através do número 116. Estamos à disposição para qualquer esclarecimento e tenha um bom Natal.”

Outro tema é que a estatal e o exército brasileiro por meio da quarta região militar assinaram no último dia 27 de novembro uma parceria que contempla entre outros objetivos a formação de novos profissionais do curso de eletricistas de linhas de rede aérea para distribuição de energia elétrica a iniciativa é voltada para os soldados já licenciados das fileiras do exército ou ainda em serviço a depender da modalidade curso oferecido pelo convênio. Os soldados que terminaram o período do serviço militar poderão realizar a capacitação por meio do programa Jovem Aprendiz. Uma parceria entre a Cemig, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI e o SINDIMIG. Nesse caso, a participação da formação do eletricista será no centro de treinamentos da companhia da Fiemg ou empreiteiras. Quem detalha sobre o tema, é o diretor da Cemig Distribuição, Marley Tadeu Antunes.

“Muito importante nesse protocolo, está aí a formação de eletricistas. Ou seja, nós pretendemos montar centros de treinamentos dentro do exército, onde os soldados lá poderão ter o privilégio de fazer o curso se assim eles quiserem se tiverem aptidão para essa para essa função. Mas já montaremos uma turma de imediato levando nas nossas instalações, no nosso centro de treinamento ou no centro de treinamento das empreiteiras para que já possamos estar treinando e também estaremos dando a oportunidade aí para setenta né soldados que já possam ser aí como se fosse lá o jovem aprendiz né dando oportunidade direto já pra poder aí estar trabalhando conosco e também importante dizer aqui que já estamos aqui contratando seis deles. Seis já estarão aí trabalhando na nossa empreiteira. Como eletricista. Ou seja o exército e a Cemig estão caminhando junto esse projeto de soldado cidadão venha contribuir com o nosso programa aqui de investimentos que é um dos mais arrojados da história e nós precisamos Mão de obra e essa é uma alternativa aqui que nós buscamos e eu acho que vai atender aí os nossos objetivos.”

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.