Prefeitura de Itabira explica alagamento no bairro Fênix que atingiu Cras, Cmei e residencial
Temporal nesta segunda-feira (18) provocou alagamento em residencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), e Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), ambos no bairro Fênix. Rapidamente as imagens viralizaram pelas redes sociais. Segundo a Prefeitura de Itabira, o fato foi motivado por um deslocamento da rede de drenagem pluvial profunda, executada em anos anteriores naquela região da cidade.
“O problema é fruto de aterro executado no local há mais de duas décadas, concluído há cerca de seis anos, para construção do residencial e os equipamentos públicos. No local foi executada uma drenagem profunda, que recebe a maior parte da contribuição de águas de chuva do bairro”, diz nota emitida na noite do dia 18 de dezembro. Há dois meses foi identificado abatimento de terra no estacionamento do residencial.
Após análise técnica minuciosa da Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Trânsito (SMOTT) foram identificados deslocamentos da rede de drenagem. De imediato, foi contratada uma empresa especializada para construção da rede pelo método não destrutivo, semelhante ao executado na vila Paciência, para corrigir o problema que causou o alagamento. O Cras já estava próximo ao horário de fechamento.
O serviço ligado a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) não funcionará nesta terça-feira (19), para limpeza e avaliar danos. Sobre o Cmei, a Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que não houve feridos. As crianças e os profissionais foram encaminhados para uma área segura, e depois deixaram o prédio. As aulas também foram suspensas, para limpeza, e desinfecção das áreas atingidas.
Reportagem : Euclides Éder