Saae resolve turbidez na água causada por argila e sedimentos
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) atuou para corrigir um problema operacional que causou turbidez na água em alguns bairros no último fim de semana. Desde domingo (14), técnicos da autarquia fizeram manobras de descarga de rede, e nesta segunda-feira (15) o recurso hídrico já se encontra de acordo com os parâmetros estabelecidos pelas normas regulamentares.
Medidas internas a fim de evitar que o fato volte a ocorrer estão sendo tomadas pelo Saae. “A turbidez é a medida da transparência de uma amostra ou corpo de água. Ela é causada pela presença de substâncias suspensas, como argila e sedimentos. É um parâmetro de aspecto estético do produto,” explica autarquia em nota distribuída a imprensa dia 15 de janeiro.
O Saae explicou o que provocou a turbidez. “Houve queda de energia na Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza, afetando o bombeamento e, com isso, não houve acionamento de uma válvula de retorno para os bairros: Jardim dos Ipês, Santa Tereza, Gabiroba, vila da Serra, loteamento Flamboyant, e Fazenda do Lago”, explicou o gerente operacional, Valdecir Agno.
“O problema ocasionou arrasto de partículas pela rede de distribuição. O que foi corrigido com manobras de descarga nas redes de distribuição desses bairros,” acrescentou o gerente operacional do Saae. O Atendimento ao Cliente ocorre pelo tridígito gratuito 115 (24h/dia), tenha em mãos a fatura ou a matrícula. Outra opção é entrar em contato pelo chatbot (31) 3839-1330 (WhatsApp).
Reportagem: Euclides Éder