Os novos conselheiros tutelares de Tabira gestão 2024-2027, Maíra Amélia Assis Ferreira Portilho, Gabriela Fidelisa Silva, Marcune Fernando do Carmo, Lélis Maria de Sousa Santos e Bárbara Silva Fonseca, eleitos no ano passado pela população, foram oficialmente imporçados e diplomados dia 10 de janeiro no colegiado que atua na proteção de direitos das crianças e adolescentes. O promotor Renato Angelo compareceu no evento e explica a função de conselheiro tutelar.

“Conselho tutelar é o órgão responsável por retirar as crianças e adolescentes em situação de risco, situação de vulnerabilidade. Conselho tutelar é um braço que apoia a sociedade, ele atua em parceria com a saúde, com a assistência social, com a educação, com a comunidade em geral, para retirar aquela criança que está sofrendo maus tratos, para descobrir um caso de abuso sexual, para auxiliar. Na educação, no caso de frequência, de evasão escolar, para auxiliar a saúde para aquela criança que está com cartão de vacinação atrasada, então o Conselho Tutelar atua como um parceiro importante do Ministério Público, do Judiciário, da Prefeitura, da Câmara, enfim, da sociedade, para salvaguardar o direito dessas crianças e adolescentes de retirá-las da situação de risco.”

Três conselheiros tutelares também se manifestaram. Marcone Fernando do Carmo falou sobre a primeira chance de compor o colegiado.

“É a primeira vez e para mim motivo de muita alegria e responsabilidade. Fui eleito pela Sociedade Itabirana com 469 votos e pretendo dar continuidade a esse trabalho no Conselho Tutelares garantindo os direitos da criança e do adolescente através da excelente rede de proteção que nós temos na nossa cidade de Itabira.”

Gabriela Fidelis explica como foi se releita.

“Já era conselheira no meu primeiro mandato e agora nesse segundo, né, consegui ser. Ser reeleita com a segunda colocação mais votada. O nosso objetivo, e especificamente o meu, é continuar zelando pelas Direitas da Criança e Adolescente, assim como eu fiz no meu primeiro mandato. Então a gente vai dar continuidade a esse trabalho efetivo que é zelar pelos direitos da criança e adolescente.”

Também reeleita a conselheira Maíra Portilho.

“Já fiz parte da última gestão, muitos desafios, foi uma experiência transformadora e eu sinto que ainda tenho muito a entregar, por isso aceitei o desafio, enfrentando novas eleições. Estou muito honrada e quero aproveitar para agradecer os 590 votos que eu tive. Uma votação extremamente expressiva, muito feliz com a confiança que a sociedade deposita em mim novamente e pronta para servir, para trabalhar, para continuar desempenhando esse papel tão relevante na nossa sociedade. E espero que a comunidade continue contando comigo. O Conselho Tutelar está de portas abertas para receber todo cidadão. Virando, que quiser conhecer mais sobre o nosso trabalho.”

O prefeito Marco Antônio Lages explicou o protagonismo da função. O Conselho Tutelar tem um papel fundamental para garantir os direitos da criança e adolescente na nossa cidade, forma essa rede de proteção que conta também, seja com o Ministério Público, mas principalmente com os serviços públicos, sobretudo na área de assistência social, esporte, na parte de educação, saúde. É uma rede de proteção, o Conselho Tutelar é fundamental porque ele tem um papel de proteger, muitas vezes ir às famílias e acolher crianças violadas dos seus direitos, e muitas vezes até com agressões importantes, coisas inacreditáveis, abuso sexual. Então é um conselho muito ativo na nossa comunidade, na nossa Itabira.”

Reportagem: Euclides Éder

Confira na íntegra:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.