Foto ilustrativa. Fonte: A Passarinhológa

A reclamação pode ser feita em até cinco anos do dano, contudo, serão exigidos mais documentos na solicitação

Através de nota a Cemig informou que o curto-circuito provocado por um pássaro em um equipamento da subestação Itabira Dois, por volta das 12h30 desta quarta-feira (24), causou falta de energia no município, e também em outras quatro cidades: Santa Maria de Itabira, Itambé do Mato Dentro, Passabém, São Sebastião do Rio Preto. A energia foi completamente restabelecida por volta de 17h30, depois de pelo menos cinco momentos de instabilidade no fornecimento.

As equipes começaram a atuar no restabelecimento de energia aos clientes, no menor tempo possível. Em alguns minutos, a maioria dos clientes estava com a energia restabelecida. Por volta das 15h, 90% dos clientes tiveram o fornecimento normalizado, permanecendo afetadas: Itambé e Passabém, além da parte central de Itabira. Pouco além das 16h, os clientes afetados em Itabira tiveram a oferta de energia restabelecida e, às 17h, o serviço foi normalizado.

Solução

Fonte: Reprodução Site da Cemig

A empresa estuda a instalação de dispositivo de proteção nas suas estruturas para evitar que, o problema volte a acontecer. A Cemig está analisando a melhor forma de fazer o serviço, com menor impacto possível, haja vista a necessidade de desenergizar a estrutura, para realizar o trabalho com segurança. A previsão é que esse serviço seja feito ainda neste trimestre. Nos últimos 30 dias, houve pelo menos três interrupções pelo mesmo motivo: toque acidental de pássaros.

Equipamentos danificados com a instabilidade de energia

O cliente que tiver algum equipamento eletrônico danificado devido à problemas de energia pode fazer uma solicitação de ressarcimento, acionando a empresa pelo tridígito gratuito 116, por meio de seu portal de internet www.cemig.com.br ou presencialmente em uma das agências de atendimento. Em Itabira a Cemig fica instalada na rua Topázio, 45, Major Lage de Cima (Areão).  Caso a solicitação seja feita em até 90 dias da data do dano, o cliente precisa informar alguns dados.

Será necessário fornecer o número do cliente/instalação, identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF), telefone de contato, além de informar os dados do equipamento que foi danificado: tipo, marca, modelo e tempo de uso, bem como a data e a hora do ocorrido, considerando a instabilidade do fornecimento. Mesmo se os equipamentos já tiverem sido reparados, o cliente poderá apresentar dois orçamentos detalhados para o conserto.

Reportagem: Euclides Éder

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