Carnaval em Itabira mantido, e prefeito taxa como “fake news” cadastro para vacinação
O prefeito Marco Antonio Lage esclareceu que, trata-se de “fake news” a ausência de suposto cadastramento de Itabira, no Ministério da Saúde (MS), para a cidade ser contemplada com a vacina contra dengue. “A partir do momento que o vereador sobe a tribuna, ou pega o microfone, eleito pelo povo, tem que ter a responsabilidade, ainda em um momento desses, de endemia. Pegar microfone para fazer fake news e politicagem, com uma questão séria de saúde pública? A indignação não é por mim, é pelos itabiranos. Uma irresponsabilidade tremenda e uma falta de respeito com os servidores da saúde. Precisamos da conscientização da população, para vencer essa guerra contra a dengue, que mata”, disse em entrevista para a rádio Itabira.
O Carnaval está mantido. Algumas pessoas levantaram a possibilidade de cancelamento, já terminantemente descartada pelo chefe do Poder Executivo. Para Marco Antônio Lage, frear a dengue depende do esforço conjunto, inclusive a sociedade não pode omitir seu papel. “É uma questão muito fundamental, conscientização e se dedicar. Cada morador dedicar seu tempo. Enquanto fazemos a campanha. De dez minutos para limpar seu quintal, ou o jardim, procurando recipientes que pudessem acumular água, para assim, evitar a proliferação do mosquito, isso é o nosso grande combate. Profissionais de saúde trabalham sábados, domingos, e feriados, sem folga no Carnaval para reduzir o número de casos,” afirmou o prefeito.
Nota Oficial
A Prefeitura de Itabira taxou declarações na Câmara Municipal nesta terça-feira (6) como surpreendente. “Indignação! Não há qualquer verdade na acusação de descumprir o cadastro para obter as vacinas. Minas Gerais possui 853 municípios e apenas 22 deles serão contemplados com doses. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continuará no enfrentamento, em contato direto com as demais esferas governamentais para obter a vacina no tempo mais curto possível. E, segue contando com a colaboração e entendimento da população na adoção de medidas preventivas e com a ajuda daqueles capazes de colocar o bem da cidade acima de suas preferências políticas partidárias,” aponta o comunicado, publicado dia seis de fevereiro.
Reportagem: Euclides Éder