DEAM: atendimento policial humanizado as vítimas de violência
Itabira contra com uma importante ferramenta para atender casos de violência de gênero, principalmente tendo as mulheres como vítimas. A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) atende denúncias nos dias úteis, entre segunda e sexta-feira, a partir das 7h, com expediente até às 18h. Segundo a Polícia Civil, a humanização da equipe garante o atendimento de forma a evitar a revitimização da mulher.
Por isso, todos os atos do procedimento são realizados em um único momento, no qual a vítima é acolhida, e registra o Boletim de Ocorrência. Nesse mesmo atendimento, a vítima presta depoimento, e pode requerer as medidas protetivas de urgência, se for o caso. É importante salientar, ainda, que, no período das 12h30 às 18h, o atendimento é feito em parceria com o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CREAM).
Essa ferramenta da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) oferta equipe multidisciplinar com psicólogas e assistentes sociais, acompanhado cada caso de forma pessoal e particular, sem exposição da mulher. O modo garante que caso a vítima tenha interesse, seu caso seja imediatamente encaminhado a rede de enfrentamento à violência.
A DEAM conta ainda com o app “Chame a Frida”, na qual a vítima pode tirar dúvidas e obter informações de como agir diante de um caso de violência doméstica e familiar, bem como pode agendar dia e horário para atendimento presencial, sem precisar aguardar fila de espera. O número do aplicativo é (31) 99398-6100 (Whatsapp).
De acordo com o Delegado titular da DEAM, João Martins Teixeira, reforçar essas informações é fundamental para que as pessoas saibam que a Polícia Civil é uma parceira. “Trabalhamos sempre para promover direitos fundamentais e oferecer o melhor suporte possível aos cidadãos de Itabira. Os horários da DEAM são estendidos justamente para facilitar e dar mais agilidade nesse atendimento,” finaliza o policial.
Reportagem: Euclides Éder