Dia D de combate ao Aedes reúne força-tarefa com mais de 200 pessoas
O aumento de casos da dengue, febre chikungunya e zika-vírus, causadas por arbovírus, tem levado preocupação as autoridades. E a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), por meio da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, promoveu, no sábado (24), a ação “Minas Unida no Combate ao Mosquito”, mobilizando a população e profissionais de saúde de 25 municípios, principalmente em Itabira, município sede. Cerca de 200 pessoas participam: Agentes de Combate a Endemias (ACEs), servidores e empresas privadas.
O Dia D foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e apoio da GRS, além de parceiros, realizado frentes em diferentes pontos da cidade. “Convocamos toda a população do bairro Pedreira para retirar seu lixo, e colocar na calçada para que seja recolhido pelas equipes”, disse o prefeito Marco Antônio Lage, que participou de toda a ação. Maurício Geraldo Marques, diretor da GRS, explicou a importância das ações realizadas. Ele informou que a Unidade da SES-MG mobilizou não apenas Itabira, mas todos os 27 municípios.
As cidades são: Barão de Cocais; Bela Vista de Minas; Bom Jesus do Amparo; Carmésia; Dom Joaquim; Dores de Guanhães; Ferros; Guanhães; Itabira; João Monlevade; Materlândia; Morro do Pilar; Nova Era; Passabém; Rio Piracicaba; Rio Vermelho; Sabinópolis; Santa Bárbara; Santa Maria de Itabira; Santo Antônio do Rio Abaixo; São Domingos do Prata; São Gonçalo do Rio Abaixo; São Sebastião do Rio Preto; Senhora do Porto; e Virginópolis. Das três microrregiões de saúde, com as sedes de João Monlevade e Guanhães, além de Itabira.
“O Dia D aqui em Itabira, que é a sede da Regional de Saúde, foi fundamental para buscar os focos internos, além de retirar com a ajuda dos moradores, os inservíveis dos quintais e lotes vagos. Temos que nos unir, fizemos nesta data um forte apelo à população, já que cerca dos 82% dos focos estão nas residências. Por isso, a importância dessa mobilização deste sábado é a melhor forma de prevenção às arboviroses é o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor das principais doenças combatidas pela força-tarefa”, explicou Maurício Marques.
De acordo com os planos de ação dos municípios que realizaram a ação, durante o Dia D: 27.137 mil imóveis foram vistoriados e pelo menos 288.759 mil pessoas orientadas. Participaram da estratégia importantes parceiros, como: Secretarias Municipais de Saúde, e de Educação, Polícia Militar , Bombeiros Militares, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems) Regional Itabira, Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) e Vale.
Monitoramento aponta que até sexta-feira (23) os 101 municípios que compõem a macrorregião Centro, contabilizam 153.497 mil casos prováveis. Já confirmados 44.942 mil, distribuídos da seguinte forma: 39.170 mil casos dengue; 5769 mil de febre chikungunya; e três casos de zika. Nos municípios pertencentes à região de saúde da GRS foram notificados 20.708 mil casos, 8.421 mil foram confirmados em exames, distribuídos assim: 8.179 mil de dengue; 242 de chikungunya, nenhum de zika, além de 23 óbitos por dengue em investigação.
Reportagem: Euclides Éder