Produtos de Páscoa. Foto: Júnior Reis/Unsplash

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes para o varejo e pelo quinto ano seguido registrará aumento de vendas, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A instituição prevê que as cifras da área devem alcançar R$ 3,44 bilhões em todo o país, um crescimento de 4,5% em relação ao ano passado. Minas Gerais é o segundo estado com maior aumento, cerca de 7,2%. Muitas pessoas são atraídas pela oportunidade de empreender no período e para a especialista em empreendedorismo e negócios, Scheilla de Freitas, docente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), para conquistar mais clientes, é necessário investir nos diferenciais.

“Busque e mostre um diferencial competitivo da sua marca, ou seja, algo que você ofereça nos seus produtos e/ou serviços agregados, que a concorrência não oferece. Para saber o que a concorrência oferece faça pesquisas de mercado. O diferencial pode estar na área de produção, procedimentos de higiene e limpeza da sua cozinha. Ou na entrega, de quem é esta despesa, se você oferece frete grátis em compras maiores. Porém, as regras não podem variar de cliente para cliente, para não gerar insatisfação,” disse Scheilla de Freitas. A especialista indica parcerias como serviço de entregas de confiança, para ter certeza de que os produtos não serão danificados. E para o atendimento, lista dicas práticas.

Foto: Jennifer Burk/Unsplash

  • Ofereça um atendimento de altíssima qualidade em cada contato com clientes, seja por mensagem escrita, áudios ou ligações. Tenha em mente que cada contato pode ser uma possibilidade de venda;
  • O cansaço pode bater, mas pare, respire fundo e atenda como se fosse seu melhor comprador. Isso poderá aumentar consideravelmente a possibilidade de converter esses orçamentos em vendas;
  • Em áudios e ligações, se atente ao seu tom de voz, aos barulhos do ambiente que você está naquele momento;
  • Escute o seu potencial cliente e entenda a necessidade dele. Não se apresse na venda, para não frustrar o contato com produtos que não fazem sentido naquele momento; e
  • Crie ações para fidelização.Foto: Arquivo

Scheilla de Freitas orienta empreendedores que já queiram iniciar a próxima data comemorativa ou mesmo a Páscoa do ano seguinte, com uma base de clientes conquistada. Para isso, atenção ao pós-venda. “Saia na frente da concorrência! Envie para todos que adquirirem seus produtos de Páscoa já os artigos que serão produzidos para o Dia dos Namorados, por exemplo. Crie um texto padrão e envie para todos que receberam naquele dia os seus produtos, para fazer um pós-venda e verificar se chegou a perfeitas condições. Ainda, crie uma pesquisa de satisfação para identificar se o cliente ficou contente com a qualidade do produto e se pode te apontar pontos de melhoria”, finaliza a docente do Senac.

Reportagem: Euclides Éder

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