Ricardo Lucio Martin. Fonte: Rede Comunicação

O vinho, bebida que há séculos acompanha a gastronomia ao redor do mundo, assume papel central nas celebrações da Semana Santa, momento marcado por tradições religiosas e gastronômicas. Nessa época, em que nos voltamos para pratos tradicionais como o bacalhau, surge a questão: qual vinho escolher para harmonizar com essa iguaria e outros pratos típicos. Segundo Ricardo Lucio Martin, chef de cozinha e docente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a tradição europeia, que por muito tempo ditou padrões gastronômicos, cede espaço a uma nova cultura culinária, marcada por uma diversidade de sabores e preparações.

Fonte: Rede Comunicação

Nesse contexto, a harmonização entre vinho e comida ganha novas nuance, desafiando antigas regras e abrindo espaço para experimentações. Para pratos leves, como peixes frescos ou vegetarianos, vinhos brancos jovens e frutados, como Chardonnay e Sauvignon Blanc, são escolhas certeiras. Já para peixes mais gordurosos, como salmão e bacalhau, vinhos tintos de taninos suaves, como Pinot Noir ou Gamay, complementam a refeição de forma única. Para os apreciadores de moquecas e caldeiradas, a sugestão é um vinho Rosé ou um Sauvignon Blanc frutado, que harmonizam bem com pratos de sabores intensos, como os típicos da culinária brasileira.

Fonte: Rede Comunicação

Para os mineiros que optam por peixes de água doce, como dourados e surubins, a dica é experimentar vinhos produzidos localmente. Vinícolas situadas nas regiões montanhosas com sabores e aromas proporcionam experiência única que valoriza a extensão territorial regional. Na Semana Santa, além de celebrar tradições religiosas, é possível explorar sabores e harmonizações, tornando a refeição uma experiência memorável e enriquecedora. Na sexta-feira o Código de Direito Canônico afirma que a data deve ser reservada para a abstinência de carne ou outro alimento, mas o jejum pode ser substituído pela realização de caridade, por exemplo.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Solverwp- WordPress Theme and Plugin