Fonte: Leonardo Reis/ICPA/Unifei Itabira

No dia 25 de abril, estudantes e professoras da Escola Estadual Antônio Linhares Guerra, localizada no bairro Machado, realizaram uma visita ao campus da Unifei de Itabira. A iniciativa faz parte do projeto “Ação local, mudança global: campanha de conscientização de estudantes da Escola Estadual Antônio Linhares Guerra sobre a relação entre meio ambiente e saúde pública em Itabira”. Como consta no registro do projeto na Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), o objetivo é a criação de ambiente para experiências entre alunos secundaristas e a unidade acadêmica, para que reflexões sobre meio ambiente e saúde, entre o público das duas instituições.

Fonte: Leonardo Reis/ICPA/Unifei Itabira

A PROEX espera que os jovens conheçam melhor a realidade universitária, e apresentem aos discentes de Engenharia de Saúde de Segurança Ambientais, a realidade acadêmica, quando confrontados com o material produzido na disciplina, causando transformação na consciência. Houve roda de conversa sobre formas de ingresso no ensino superior, como vagas reservadas em cotas raciais, de pessoas de baixa renda e com deficiência, além das políticas de permanência estudantil. Foram visitados sete laboratórios, onde os secundaristas conheceram tecnologias e projetos. A ação foi desenvolvida como extensão curricular disciplinar.

Fonte: Leonardo Reis/ICPA/Unifei Itabira

Nas próximas etapas serão abordados: impactos socioambientais das barragens de rejeito do minério; poluição atmosférica; gestão dos resíduos sólidos; e vigilância em saúde. Os dissentes da Unifei que cursam Engenharia de Saúde e Segurança do Trabalho; Engenharia de Mobilidade; e Engenharia Ambiental, apresentaram o material didático aos secundaristas. “Uma forma de aproximar a Universidade das escolas públicas periféricas, reforçando a linha do grupo de pesquisa e extensão Observatório de Conflitos Rurais do Alto e Médio Rio Doce, de atuar nas comunidades tradicionais e periurbanas,” disse o professor Leonardo Ferreira Reis.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Solverwp- WordPress Theme and Plugin