Ouro Preto. Fonte: Agência Brasil

Experiências de mineiridade, economia criativa, roteiros turísticos e gastronômicos por Minas vão estar mais conectados e em destaque no próximo mês. É que será realizada a 4ª edição do Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto (Festur), com o tema “Sabores, Tradições e Negócios”, de cinco a sete de junho, no Centro de Artes e Convenções da (Ufop). O tom do encontro já começa na abertura, 19h30, com apresentação de obras de Heitor Villas-Lobo pelo pianista americano Evan Megaro, doutor em performance cultural. E como nos anos anteriores, o objetivo é atrair cerca de 9.500 visitantes.

Também é finalidade, fortalecimento e fomento do desenvolvimento turístico. Divulgar produtos culturais, gastronômicos, turísticos. Este ano, segundo os organizadores, o festival promete ir além ao ligar pessoas e culturas diferentes. Incluindo, outros países. Em todas as edições há uma interseção com outro país. Na edição 2024, será com os Estados Unidos, que vem representado pelo pianista americano Evan Megaro e pela Lux Academy Education, que apresentará na Palestra Master, “Encantar para Fidelizar: Excelência em Atendimento e Experiência do Cliente” baseada no livro o Jeito Disney de Encantar os Clientes e outros autores visionários.

“A proposta é difundir e fomentar a cadeia produtiva do turismo, ao possibilitar intercâmbios e momentos de aprendizados e negócios,” aponta Cássia Neves, CEO da CM Business Hub; e Márcio Abdo de Freitas, presidente do Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau; grupos que organizam o festival. Estão previstas palestras de sustentabilidade e fortalecimento da economia criativa; talks sobre transformação digital, turismo em cidades mineradoras; cozinhas show; oficinas; rodadas de negócios; intervenções culturais; exposições de produtos, roteiros turísticos, e religiosos, como a Serra da Piedade e o Caraça.

Temáticas envolvendo o Turismo Tech serão novidades, conexão com startups e suas inovações em viagens e modelos para negócios. No espaço Showroom de Ideias, oficina sobre o uso da inteligência artificial para a transformação dos negócios, oficina de tranças, oficina de crochê, e outra de joias em prata, todas integram o “Projeto Econômico Afro Criativo e Afro Empreendedorismo em Ouro Preto”, criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto. A organização lembra que, o Festur, tem parceria com a Prefeitura de Ouro Preto e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG).

Os segmentos desempenham papel fundamental no desenvolvimento econômico e social, além de promover empreendedorismo, fortalecimento do ecossistema de negócios turísticos inteligentes e geração de oportunidades de emprego e renda, melhorando da qualidade de vida das comunidades locais, e o crescimento sustentável do turismo estadual. Para garantir um acesso bem democrático ao evento, todas as atividades técnicas e culturais serão gratuitas. Basta fazer a inscrição na plataforma Sympla, clicando aqui. O Festur foi criado com a missão de promover o turismo e colocar à mostra a rica herança cultural mineira.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.