Campanha da Transita, no Maio Amarelo, alcança mais de cinco mil pessoas
O Maio Amarelo em Itabira foi uma campanha marcada por várias ações voltadas para a conscientização sobre a segurança no trânsito. A Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita), em parceria com entidades de segurança pública, promoveu a campanha “Maio Amarelo: 365 Dias de Paz no Trânsito”, movimento referência mundial desde 2014. Ao longo do mês, mais de cinco mil pessoas foram diretamente impactadas pelas ações.
A campanha buscou sensibilizar motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas sobre a importância de comportamentos harmoniosos. Palestras educativas ocorreram em escolas, abordando questões focadas no comportamento dos jovens, sua importância no trânsito, e o papel pessoal na construção de ambiente viário mais seguro. As atividades foram concluídas no dia 29, com blitz educativa na avenida Mauro Ribeiro.
Para homenagear as mães, ocorreram atividades especiais. Destaque para o papel da família na promoção de comportamentos seguros. O evento contou com parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As blitz foram itinerantes. Nas operações, ocorreu a conscientização de motoristas e pedestres nesta convivência, distribuindo materiais informativos, e promovendo diálogos em vias com maior número de acidentes.
Foram realizadas palestras em empresas. Nessas sessões o foco foi segurança dentro do contexto laboral, e cotidiano. A atenção deve ser perene! “Por segundo, por minuto, por hora, por dia, por mês, 365 dias do ano,” disse Luciano Gonçalves, diretor de educação e controle de trânsito na Transita, ao enfatizar o protagonismo da prevenção contínua em acidentes, destacando também, que esta deve ser encarada como prioridade.
“Agradecemos imensamente todos os agentes, que participaram, e contribuíram nesta campanha, incluindo o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-MG), Polícias Militar, Civil, a Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e SMS. A participação e o engajamento de todos foram essenciais para promover a conscientização na educação viária,” diz nota da Transita.
Fonte: Transita
Reportagem: Euclides Éder