Renascimento físico e cultural da “Maria Fumaça”, e arco do Areão
A histórica locomotiva “Maria Fumaça” e o emblemático arco na praça do Areão passaram, nos últimos meses, por minucioso processo de restauração. No domingo (9), a conclusão da obra de reforma foi entregue totalmente revitalizada, no renascimento físico e cultural do espaço. Ele integra o Conjunto Paisagístico e Arquitetônico, bem tombado conforme decreto de 1998, reconhecido pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA) para fins de pontuação e captação dos recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Cultural. O valor investido na restauração da Maria Fumaça foi de mais de R$ 437 mil. As obras de reforço da base de sustentação do arco, pintura e recomposição do piso teve investimento superior a R$ 219 mil.
“A requalificação da praça do Areão marca um novo capítulo na história da cidade, promovendo não apenas a revitalização física, mas também resgatando a identidade cultural e social do local. Com um projeto que integra espaços verdes, esporte, lazer e espaços para eventos, a praça se torna um ponto de encontro vibrante tanto para moradores quanto para visitantes”, explicou o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage. Por causa do precário estado de conservação em que se encontrava o monumento, vistorias foram realizadas e a Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) constatou a necessidade de restauração metalográfica, recuperação de peças metálicas danificadas ou desgastadas, com mão de obra especializada no serviço de recuperação.
Frequentadora do espaço há anos, Patrícia Soares, aproveita a praça com os amigos nos momentos de lazer. “Eu cresci vindo aqui na pracinha do Areão. Eu acho importante essa restauração porque deu uma repaginada no monumento histórico que tem aqui e eu achei que ficou incrível. Ficou lindo. Foi um trabalho importante que a Prefeitura Municipal fez”, elogiou a itabirana. A “Maria Fumaça” é locomotiva a carvão, fabricada na década de 1940. Ela funcionou de 1945 a 1960, e durante o período, desempenhou papel crucial no transporte de minério de ferro até o Porto de Tubarão (ES). Com o passar dos anos, a locomotiva, símbolo do desenvolvimento industrial da região, necessitava de intervenção cuidadosa para preservação de sua integridade histórica e estética.
Para Marco Antônio Lage, a entrega do monumento restaurado não só representa a preservação da história ferroviária da região, mas também contribui para o fortalecimento da identidade cultural local. A presença revitalizada da Maria Fumaça e do arco na praça do Areão reafirma o compromisso do Município com a conservação de seu patrimônio histórico, proporcionando um espaço de memória e reflexão para as futuras gerações. “A comunidade é convidada a participar ativamente na preservação desses marcos históricos, garantindo que eles continuem a inspirar e a contar a história de Itabira para as futuras gerações. Preservar a praça, a locomotiva e a nossa história é o apelo que ecoa entre os itabiranos, unindo todos em torno de um compromisso com o legado da cidade”, finaliza o prefeito.
Reportagem: Euclides Éder