Foto: Arquivo

Jovens de três cidades de Minas: Catas Altas, Rio Piracicaba e Santa Bárbara, receberão apoio para prevenir a evasão escolar, restabelecer vínculo com a escola e retomar o processo de aprendizagem. O projeto Territórios em Rede, uma iniciativa da Fundação Vale, em parceria com a Cidade Escola Aprendiz e as prefeituras locais, chega a junho. O projeto já foi implementado em outros 16 municípios de região leste de Minas, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Pará. No total, mais de 18 mil meninos e meninas em situação de exclusão escolar foram identificados e mais de 16,5 mil estudantes retornaram às salas de aula.

Com duração de até 26 meses, a ação faz parte de uma estratégia de desenvolvimento social dos municípios, tendo como foco a garantia do direito à educação. Para isso, as equipes envolvidas identificam crianças e adolescentes de quatro a 17 anos que estão fora da escola ou em risco de evasão. Após a identificação, as crianças são matriculadas na escola e acompanhadas pelo projeto para ter a frequência regularizada. Isso é possível graças à assistência feita pelas equipes do projeto Territórios em Rede em articulação com o Poder Público nos casos indicados pelas escolas, a partir de visita domiciliar.

Em cinco municípios do leste de Minas: Governador Valadares, Airmorés, Conselheiro Pena, Resplendor e Tumiritinga, onde o projeto foi implementado em setembro de 2021, foram registradas mais de 3,5 mil crianças fora da escola ou com infrequência escolar. Após visitas às suas casas e telefonemas às famílias, cerca de 3,4 mil crianças mineiras foram inseridas em escolas públicas. No Brasil, 1,04 milhão de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos não frequentam a escola, segundo os dados do último Censo Escolar de 2022, divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

“Penso que a expansão do nosso projeto é algo que temos que comemorar muito, porque temos condições de dar uma contribuição extremamente relevante para o direito à educação nessas cidades, além de constituir um conhecimento que poderá ser compartilhado com outros municípios brasileiros, fazendo avançar essa agenda da busca ativa e construção de iniciativas e políticas que intencionalmente vão ao encontro daqueles que mais precisam de um conjunto de condições para retomar suas trajetórias escolares”, disse Natacha Costa, diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz.

“Tudo isso por meio de parcerias que envolvem o poder público e setores não governamentais. Com o projeto Territórios em Rede, esperamos contribuir para que jovens e crianças, em idade escolar, tenham acesso ao direito a uma educação pública e de qualidade”, destaca a diretora da Fundação Vale, Pâmella De-Cnop. O Programa também é composto pelo programa Trilhos da Alfabetização, que busca melhorar os níveis de aprendizagem dos alunos dos municípios participantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental; Ciclo Saúde Proteção Social; e Centros de Referência de Assistência Social (Creas).

Reportagem: Euclides Éder

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