Fonte: Prefeitura de Itabira

Um dos eventos mais tradicionais de Minas Gerais, o Festival de Inverno, completa 50 anos de realização ininterrupta e apresenta vasta agenda com shows, teatro, cinema, oficinas, dança, literatura e exposições, debates. As atrações estarão espalhadas pela Terra de Drummond, fazendo da cidade, amplo espaço de cultura entre os dias quatro e 21 de julho. O lançamento oficial do evento ocorreu na noite desta quinta-feira (27) na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). Em 2024, o evento terá como tema (In)Confidências Itabiranas, numa analogia ao poema de Drummond que apresenta a sua alma itabirana. As atrações estarão distribuídas pelo Palco Mundo, na praça do Areão; no Palco Concha Acústica do Pico do Amor; e no Descentraliza, que percorrerá os bairros da cidade e distritos.

“Chegar aos 50 anos é uma dádiva e uma demonstração de força. Ano após ano, o Festival de Inverno se consolida como um dos eventos mais importantes do Estado e o que preparamos para esta data tão bonita é realmente uma celebração de toda essa trajetória. Estamos entregando uma programação vasta, plural e muito forte aos itabiranos e a todos os turistas. Porque, além de cultura, também estamos falando de economia criativa e circulação de dinheiro”, disse o prefeito Marco Antônio Lage. “O evento se tornou icônico ao longo dos seus 50 anos e tem como objetivo demonstrar a importância dos festivais e das personalidades que fizeram história na cidade. O Festival é relevante, ainda, por proporcionar o desenvolvimento cultural e social da região”, diz o superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara.

Marcos Alcântara. Fonte: Aline Ferreira

Durante os dias de Festival de Inverno, grandes nomes da música brasileira se apresentam: Maria Rita, Paralamas do Sucesso, Marcus Viana, Samuel Rosa, Jorge Aragão, Detonautas, Frejat e Seu Jorge; além de apresentações de grupos de arte consagrados, como o Grupo Galpão. Para baixar a agenda completa clique aqui. O tema o poema “Confidência do Itabirano” explora a ideia da relação entre Itabira e a obra do poeta itabirano, revelando aspectos profundos da identidade e das memórias locais. A iniciativa propõe reflexão sobre as transformações da cidade ao longo dos anos, além de valorizar as riquezas culturais do município. O homenageado nessa edição será o psicólogo, jornalista e escritor itabirano Lúcio Sampaio. Sua exposição será aberta dia 12 de julho, na galeria da FCCDA, e segue até o dia nove de agosto.

O Palco Mundo do 50º promete trazer grandes espetáculos, reunindo os melhores artistas da música brasileira o espaço duplo. O local contará com a presença de talentosos artistas locais, buscando valorizar e promover a cena musical itabirana. Na Concha Acústica o público poderá ter momentos de lazer e diversão em um ambiente familiar e acolhedor. Com a combinação perfeita entre música, teatro e experimentações artísticas, o ponto será um dos destaques do evento, proporcionando aos visitantes a experiência completa e enriquecedora. Com diversas linguagens artísticas em destaque, como música, teatro, dança e literatura, o Palco Descentraliza tem como objetivo valorizar os talentos da região e promover a integração entre os artistas e as comunidades. A iniciativa ainda contribui para o fortalecimento da economia local.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.