Valério é envolvido pelo adversário, e sai derrotado por três a um, em Betim
O time de Itabira estreou com derrota no triangular decisivo do Mineiro – Módulo II. Jogando na tarde desta sábado (29), na Arena Vera Cruz, estádio na região da Grande Belo Horizonte, perdeu por três a um para o Betim, adversário com quem empatou duas vezes na primeira fase. Para ser campeão da chave e alcançar o acesso, a projeção era pelo menos dez pontos, e ainda obter saldo de gols. O revés na primeira rodada da fase decisiva, força ao Valério a vencer as três partidas restantes, uma delas fora de casa, e ainda torcer por empates dos adversários, para manter o sonho da classificação vivo. Aos sair do gramado, os jogadores, responsabilizaram pelo resultado negativo, a atuação da arbitragem. Marcos Valadares não teve reforços e manteve o time da fase inicial.
O jogo
Talvez a sorte do Valeriodoce Esporte Clube (VEC) fosse melhor se o artilheiro Pedrinho marcasse no primeiro minuto do jogo. Porém, preferiu tentar assistência para o meio-campo Gabriel Santos. Com o seu deslocamento seguido dele, para o ataque, a função de marcação sobrecarregou Luis Felipe. Andrey pela direita e DG pela esquerda, eram as opções de ataque do Valério, mas sem produção. Pedrinho saia insistentemente da área para buscar a criação, e assim, era facilmente dominado pelo sistema defensivo adversário. Erick e Jardel se tornaram as figuras mais perigosas do Betim, mas, na maioria das vezes, Glaycon foi testado apenas em cruzamentos de escanteio e faltas próximas. O VEC optou por se defender na primeira etapa, e conseguiu sair o empate.
Segundo tempo
VEC acreditou que reforçando o lado esquerdo, impediria espaços. Mas, Leo Carioca, e Rodrigues juntos, não deram certo. Pouco tempo depois, a correção, com a entrada de Marcelinho. Aos quatro minutos, Paulo Henrique trocou passes com Marcos Kaike, e abriu o placar, tocando na saída de Glaycon. O Betim aproveitava o protagonismo de Mitivoc que dominava o meio-campo. Os gols voltaram a ocorrer no terço final. Juninho, irmão do ex-jogador Diego Tardelly fez os dois gols. Lula e Rodrigues ficaram pedindo falta, e ele fez o segundo gol aos 30. Dois minutos depois, roubada de bola, assistência de Paulo Henrique para o terceiro. No desespero o VEC criou oportunidades com Luis Felipe. Aos 39, Kaique aproveitou cobranda de escanteio, reduzindo o prejuízo com a derrota.
“Foi à segunda derrota que tivemos, e defensivamente deixamos muito a desejar, principalmente no primeiro tempo, quando não fomos àquela equipe agressiva que pressiona o adversário. Cedemos muito espaço, o que não acostumamos a fazer. Fiz mudanças pra criar cenário diferente no segundo tempo, porém o adversário aproveitou os momentos de transição e teve boas chances, fazendo os gols. Diminuímos o placar e tivemos algumas outras chances mais no fim. Se for pra merecer o resultado de vitória acredito que seja o Betim”, disse Marcos Valadares, técnico do VEC, para a rádio Itabira, no final do jogo. Na segunda rodada, o VEC recebe a URT, domingo (7), às 10h em Itabira. O estádio Israel Pinheiro foi notificado para não receber treinos, e assim, o preservar para partidas oficiais.
VEC: Glaycon; Saulo (Antônio), Pedro Vitor, Lula e Léo Carioca (Marcelinho); Luis Felipe, Gabriel Santos (Maicon), e Alexandre Melo (Rodrigues); DG (Kaique), Andrey e Pedrinho. Técnico: Marcos Valadares.
Arbitragem: Daniel da Cunha Filho; Filipe Ramos de Santana e Gabriel Luis Santos (FMF).
Reportagem: Euclides Éder