Foto: Arquivo

Abastecimento segue instável, reforçando a necessidade de economia

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) alerta que o sistema de abastecimento ainda apresenta inconsistências. A situação foi confirmada nesta terça-feira (2), mesmo após as ações emergenciais realizadas.  O racionamento terminou segunda-feira (1º), clique aqui e confira.

Foto: Arquivo

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Gatos continua recebendo vazão insuficiente, oscilando entre cinco e 11 litros por segundo (l/s), o que torna necessária a paralisação total do equipamento durante o período noturno, com acionamento nas primeiras horas da manhã.

Foto: Arquivo

Essa manobra foi adotada para manter a economia e minimizar riscos de desabastecimento durante o dia. Em Itabira, todo o sistema é interligado, e essa insuficiência pode refletir na oferta de recursos hídricos para diversos bairros, com risco de baixa pressão temporária.

Foto: Arquivo

“O Saae reforça a orientação para que a população utilize a água com máxima racionalidade, evitando qualquer tipo de desperdício. O uso consciente é essencial para manter a estabilidade de todo o sistema, enquanto a situação não se normaliza por completo,” cita nota da autarquia.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.