Ygor de Oliveira Souza. Foto: Arquivo Pessoal. Fionte: Secom/Unifei

No mês de outubro, o ex-aluno dos cursos de física bacharelado e do programa de mestrado em física da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), campus do Sul de Minas, Ygor de Oliveira Souza, iniciou os seus estudos de doutorado na Wroclaw University of Science and Technology (WUST, Politechnika Wrocławska), na Europa. Durante a graduação, o ex-estudante da Unifei se destacou logo nos primeiros anos do curso, ao acompanhar disciplinas do mestrado em matemática e ter sido aprovado com as melhores notas.

Devido ao seu forte interesse nessa área, procurou o professor Leandro Gomes do Instituto de Matemática e Computação da Unifei (IMC) de Itajubá para Iniciação Científica. Sua evolução foi notável, pois em pouco tempo havia dominado os fundamentos da geometria diferencial e da teoria da gravitação de Einstein. O título de seu trabalho de conclusão de curso foi “Espaços-tempos com simetria axial intrínseca”. Na cerimônia de colação de grau, recebeu a honraria “cum laude” por desempenho acadêmico de destaque.

No mestrado, o ex-aluno da Unifei procurou o professor Vitorio De Lorenci do Instituto de Física e Química da Universidade Federal de Itajubá para trabalhar com teoria quântica de campos. Também contou com o professor Caio Ribeiro, da Universidade de Brasília (UnB), outro egresso da Unifei. O tema da dissertação foi “quantificação completa do movimento browniano”. Trabalho que foi desenvolvido com apenas um ano de mestrado e o artigo correspondente foi submetido a “Physics Letters B” e aguarda o parecer dos árbitros.

No processo de pleitear bolsa de doutorado no exterior, tornou-se o único aprovado no Brasil na área de Física para receber a bolsa de estudos. Todavia, por questões políticas, as instituições norte-americanas não aceitaram sua aplicação. Com a negativa americana, a opção agora era a Europa, em particular, o Max Planck Institute. Porém, o professor de interesse não havia aberto vagas para a chamada de 2025, mas após uma breve troca de cartas com Ygor Souza, o professor aceitou sua aplicação.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.