Rádio Itabira

Transmissão ao vivo, notícias locais, agenda cultural, programação musical e informações institucionais.

Imagem: Freepik

Nesta quinta-feira (9) foi celebrado o “Dia Mundial da Visão”. A data tem o objetivo de conscientizar a população da prevenção e diagnóstico precoce de doenças oculares, muitas delas silenciosas e graves. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% dos casos de deficiência visual podem ser prevenidos ou tratados quando descobertos a tempo. A campanha reforça que cuidar da visão deve ser um hábito constante, e não apenas uma preocupação quando surgem sintomas. Uma das especialidades no segmento é o vítreo, gel transparente e gelatinoso que preenche a maioria do globo ocular, entre a retina e o cristalino.

“Realizar consultas de rotina é fundamental porque várias doenças oculares são silenciosas. O glaucoma, por exemplo, pode causar perda irreversível da visão sem que a pessoa perceba. A degeneração macular, o diabete e a hipertensão também podem provocar alterações visuais e ser detectados em exames simples. Quando fazemos o mapeamento de retina, conseguimos observar alterações vasculares típicas de pacientes com hipertensão ou diabete. É importante dilatar a pupila e fazer uma avaliação minuciosa da retina, que pode revelar até problemas que o paciente nem sabia que tinha”, afirma o oftalmologista Paulo de Tarso, especialista em Retina e Vítreo.

A frequência do check-up varia conforme a idade e o histórico familiar. “Os recém-nascidos já passam pelo teste do olhinho ainda na maternidade, e aos seis meses é recomendada uma avaliação mais detalhada. Por volta dos três anos, deve-se investigar se há estrabismo ou ambliopia, o chamado ‘olho preguiçoso’ (deve-se avaliar estrabismo mesmo antes). Antes de entrar na escola, é importante verificar se a criança precisa de óculos. Em adultos sem histórico de doenças oculares, a recomendação é de um exame a cada dois anos até os 40 anos e, a partir daí, consultas anuais”, orienta o especialista em oftalmologia, que atua no Instituto de Olhos de Belo Horizonte.

Entre as doenças que podem ser identificadas precocemente estão: glaucoma, degeneração macular relacionada à idade, retinopatia diabética e catarata. “O glaucoma é uma das principais causas de cegueira irreversível e, por ser assintomático no início, só é detectado com exames preventivos. A catarata e alguns erros de refração são reversíveis quando diagnosticados e tratados corretamente. Perda súbita de visão, dor intensa nos olhos, visão dupla, flashes luminosos, manchas escuras ou alterações de cor e forma são sintomas que não devem ser ignorados. Em muitos casos, podem indicar descolamento de retina, crises de glaucoma ou até um AVC,” afirma o médico.

Com o aumento do tempo em frente às telas, o especialista reforça a necessidade de adotar cuidados simples no dia a dia. “A exposição prolongada a computadores e celulares causa fadiga ocular digital. O ideal é seguir a regra do 20-20-20: a cada 20 minutos, olhar para algo a seis metros de distância por 20 segundos. Isso ajuda a reduzir o cansaço visual. Também é importante ajustar o brilho das telas, manter uma boa lubrificação ocular e evitar o uso de dispositivos antes de dormir. Cerca de 80% dos casos de deficiência visual podem ser prevenidos ou tratados se diagnosticados precocemente”, destaca o especialista.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.