3º Simpósio de Genética da Funcesi discute tratamentos do câncer
Crédito: Divulgação/Funcesi
O 3º Simpósio de Genética da Funcesi traz neste ano o tema “Oncogenética”. O evento, sucesso de engajamento nos últimos anos, será promovido no dia 23 de outubro, no próprio campus, às 19h. A oncogenética é a área da medicina que estuda a relação entre alterações genéticas herdadas e o risco de desenvolvimento de câncer. Seu principal objetivo é identificar indivíduos com predisposição genética para a doença, possibilitando a prevenção, o diagnóstico precoce e o acompanhamento personalizado.
Crédito: Divulgação/Funcesi
“Nossa intenção é abordar os avanços, desafios e perspectivas da genética aplicada à prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. O evento promete ser um espaço de aprendizado, troca de experiências e integração entre profissionais, estudantes e comunidade em geral. Serão discutidos temas como testes genéticos, aconselhamento genético, terapias direcionadas e muito mais, proporcionando uma visão ampla e interdisciplinar”, ressalta a professora Brenda Oliveira, à frente do evento. Para participar, basta clicar aqui.
Crédito: Divulgação/Funcesi
Segundo a docente, a relevância do tema foi determinante para a definição da abordagem. “A escolha reflete a crescente relevância dessa área no contexto da saúde pública e da medicina personalizada. O câncer é uma das principais causas de mortalidade, e compreender a influência genética na sua origem e progressão é essencial para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes de prevenção e tratamento. Assim, o evento busca ampliar o conhecimento sobre essas temáticas, que unem ciência e cuidados,” afirma.
Crédito: Divulgação/Funcesi
Por fim, Brenda Oliveira ressalta a importância da comunidade de Itabira e região nesta edição. “A participação do público externo é fundamental para fortalecer o intercâmbio de ideias e experiências. Estudantes e profissionais de diferentes instituições enriquecem o evento com suas perspectivas, promovendo integração entre universidade, serviços de saúde e comunidade. Essa diversidade contribui para a disseminação de informações que podem impactar positivamente a prática clínica e a formação profissional”, conclui.
Programação
Palestra de abertura – Genética e câncer: entendendo as conexões.
* Dra. Brenda de Oliveira da Silva – Bióloga
Mesa redonda – Oncogenética na prática clínica
Palestra: Mutações genéticas e câncer de mama: quando e por que investigar?
* Dra. Larissa Vilar Silva Pais – Oncologista
Palestra: O câncer de intestino está rejuvenescendo: o que está mudando nas novas gerações?
* Dr. Leonardo Lafayette – Gastroenterologista
Palestra: Tratamento do Câncer: Evidências, Desafios e Perspectivas.
* Dr. Bruno Duzzi – Farmacêutico
Mesa redonda – Compartilhando vitórias
* Aline de Oliveira Salles Bretas e Aldagisa Alves Madeira, membros da OncoViva
Reportagem: Euclides Éder