Crédito: Daniela Amaral

O espetáculo teatral “O que, que tem na sua Cabeça?” chega a João Monlevade às 16h do sábado (25). Gratuita, acessível em libras e de classificação livre, a exibição acontece na Associação do bairro Santa Cruz, promovida pela Fundação ArcelorMittal, por meio do programa Diversão em Cena. Inspirado em cantigas e brincadeiras populares, o enredo acompanha o protagonista Soldado, que parte em uma jornada para reencontrar sua botina perdida. Pelo caminho, ele atravessa diferentes histórias e descobre que sua busca vai muito além de um simples calçado.

Crédito: Daniela Amaral

A encenação foi construída a partir das linguagens características do teatro de rua. Em um ato único, brincantes dão vida a histórias e personagens inspirados em canções populares, como “Marcha, Soldado” e “Fonte do Itororó”. Além de explorar e reinventar universos lúdicos, a peça reflete sobre o brincar e aqueles que sonham acordados, os “cabeça de papel”, abrindo espaço para uma discussão sobre a valorização das diferenças e a inclusão social. “O que, que tem na sua Cabeça?” leva a assinatura do grupo Cabriola Cia. Cênica, de Belo Horizonte.

Crédito: Daniela Amaral

A criação foi fruto de pesquisa sobre as fronteiras, imersa na valorização do folclore nacional. Construída com base na oralidade, a montagem incorpora brincadeiras de roda, máscaras e jogo teatral, criando formas cênicas que dão vida aos personagens das cantigas. Criada pela Fundação ArcelorMittal há 15 anos, o Diversão em Cena busca democratizar o acesso a espetáculos teatrais, por meio de espetáculos gratuitos ou a preços populares em cidades de vários Estados: Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.