BR-381 realiza simulado em situação próxima a acidente de grande proporção

Foto: Nova 381
A Concessionária de Rodovia responsável pela BR-381 realizou nesta quarta-feira (3), o seu primeiro simulado de acidente. O cenário escolhido foi o Túnel Piracicaba, também conhecido como “Gêmeos”, no quilômetro 283, em Antônio Dias, uma simulação muito próxima ao cenário real. No local, dois automóveis e um caminhão carregado de etanol simulam colisão.
Haviam duas supostas vítimas encarceradas e o combustível vazando pela pista, testou as ações previstas em protocolo. Além da dificuldade de acesso das equipes, houve agravamento com aumento do risco no acidente, só ter sido em um ambiente confinado, dentro das estruturas. Esvaziar o túnel com agilidade foi outro desafio diante do risco de incêndio.

Foto: Nova 381
Além do efetivo de 30 colaboradores, entre operadores, inspetores de tráfego e resgatistas, foram mobilizados para o simulado guinchos leves e pesados e dez viaturas (ambulâncias e veículos de inspeção). O simulado testou os profissionais para avaliar a prontidão operacional e identificar pontos de melhoria, sendo protocolo das empresas que administram estradas.
“Tão importante quanto garantir a máxima agilidade no atendimento às vítimas e o esvaziamento do túnel é sinalizar a área em tempo de evitar outras ocorrências. Cada minuto é um processo avaliado com muita atenção, para a verificação posterior e identificação de melhorias”, afirma Diego Dutra, gerente de operações da Concessionária de Rodovia.
Reportagem: Euclides Éder

