Projeto da Cemig reúne tecnologia de ponta, geração solar, armazenamento e automação

Crédito: Dirceu Aurélio/Imprensa MG
A Cemig inaugurou projeto pioneiro no Brasil que reúne armazenamento inovador, geração solar dedicada à recarga, medição inteligente e automação avançada do sistema, em um investimento de R$ 7 milhões. O piloto ocorre na menor cidade do Brasil, o município de Serra da Saudade, que agora passa a se destacar por ser uma das localidades mais modernas em distribuição de energia do país. Um projeto que coloca não só a cidade, mas Minas e o Brasil na vanguarda de inovação do setor energético.
A iniciativa marca um novo capítulo para o setor de distribuição de energia no Brasil ao introduzir uma solução tecnológica capaz de reduzir quase a zero as ocorrências de falta de energia e garantir autonomia para o atendimento da localidade em situações de contingência. O sistema instalado em Serra da Saudade tem capacidade de dois megawatts-hora (MWh). Ele possui um gerador fotovoltaico que, em vez de injetar energia diretamente na rede convencional, carrega um banco de baterias.

Reynaldo Passanezi Filho. Crédito: Netun Lima/Cemig
Em casos de falhas na rede principal, o equipamento é projetado para sustentar a demanda de energia da cidade por até 48h. O sistema de baterias também melhora a qualidade da energia fornecida, reduzindo distúrbios e mantendo a tensão estável dentro dos níveis regulatórios. O município foi escolhido após criteriosa análise que comparou a microrrede com alternativas tradicionais como reforços de rede e a construção de novos alimentadores para estabelecer uma dupla alimentação.
“Serra da Saudade foi selecionada a partir de um estudo detalhado de viabilidade, que mostrou ser a microrrede a melhor solução para garantir segurança, reduzir interrupções e assegurar a resiliência do fornecimento. Em vez de uma obra cara e demorada, trouxemos uma alternativa técnica de rápida implantação e altamente eficiente para a população”, celebra o presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho. Foram instalados medidores inteligentes nas residências e imóveis comerciais para a automação da rede.
Reportagem: Euclides Éder

