Itabira: abertura oficial do ano letivo da Rede Municipal de Ensino na FCCDA

Sede da SME. Foto: Arquivo
A Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza, nesta segunda-feira (2), a abertura oficial do ano letivo da Rede Municipal de Ensino. O evento marca em Itabira o começo do calendário escolar e a posse dos diretores e vice-diretores eleitos para as unidades educacionais da cidade. A solenidade contará com a presença do prefeito Marco Antônio Lage, além de autoridades municipais, gestores, professores e servidores da educação. A programação acontece no teatro da Fundação Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), às 8h30, com o objetivo de acolher os profissionais da rede, fortalecer o compromisso com a educação pública e promover a formação pedagógica para o novo ano letivo.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Itabira
“A educação é o principal investimento que fazemos para garantir o futuro de Itabira. Iniciar o ano letivo com diálogo, formação e valorização dos nossos profissionais reafirma o compromisso da gestão com uma educação pública inclusiva, inovadora e de qualidade”, afirmou Marco Antônio Lage. Um dos momentos centrais do evento realizado na FCCDA será o Ato de Posse, com certificação dos gestores das 32 unidades de ensino. “Este é um momento de acolhida, de escuta e de alinhamento pedagógico. A posse dos gestores eleitos reforça a gestão democrática e o compromisso coletivo com a aprendizagem, o cuidado e o desenvolvimento integral dos nossos estudantes”, destacou Rejane Penna, gestora da SME.

Crédito: Arquivo/Ascom/PMI
Nos últimos cinco anos, houve avanços. Na Educação Infantil, entre 2021 e 2025, se consolidaram políticas públicas voltadas à primeira infância, com destaque para a elaboração do Plano Intersetorial da Primeira Infância, além da aprovação de legislações como as Semanas do Bebê, do Brincar e da Educação Infantil, e a construção do Currículo Municipal e do Projeto Político-Pedagógico. No Ensino Fundamental, Itabira comemorou, em 2025, o bicampeonato no Selo Ouro da Educação, concedido aos municípios que se destacaram nas políticas de alfabetização e letramento. Outro avanço foi o crescimento do Índice Criança Alfabetizada (ICA), que passou de 57% em 2024 para 68% no ano passado.
Reportagem: Euclides Éder

