Itabira: Bombeiros Militares e brigadistas combatem mais focos de incêndio em vegetação
Fonte: 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros
Mesmo diante de campanhas institucionais da própria corporação com contribuição da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal (Semapa) e Instituto Bromélia que atua com brigadistas civis no combate ao fogo em vegetação, o 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar, Unidade de Itabira, segue sua rotina diária de impedir o avanço dos incêndios provocados pela ação humana nas matas que cercam Itabira.
Nesta quarta-feira (3) os agentes da Instituição do Estado, com o apoio do Instituto Bromélia e da Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (AMDA) através de seus brigadistas, realizaram série de atendimentos de ocorrências em diferentes pontos da cidade atingidas pelas chamas. Segundo os militares, os de maior proporção foram nas comunidades e bairros: Santa Ruth, Conceição, Machado, Colina da Praia e Rio de Peixe.
Fonte: 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros
Ao todo, foram sete atendimentos que impediram o alastramento dos incêndios para as demais áreas verdes, atenuando os danos ambientais, os transtornos a população devido à fumaça e fuligens derivadas da queima. “O Corpo de Bombeiros adverte que provocar incêndio é crime previsto no Código Penal Brasileiro,” alerta a corporação em nota oficial publicada nesta quinta-feira (4), através dos seus canais oficiais.
Para informar as instituições responsáveis por identificar e punir os envolvidos, o cidadão, além de manter o comportamento de não atear fogo, evitar incêndios mesmo que com a proposta controlada em terrenos baldios. Até mesmo, as pontas de cigarro podem se tornam a ignição da combustão, o cuidado ao fazer fogueiras em acampamentos e em expedições. Denúncias ocorrem pelo 193 ou 31-3839-2137 (Semapa).
Reportagem: Euclides Éder