Balanço dos atendimentos em agosto no Procon da Câmara de São Gonçalo
Infográfico. Fonte: CMSGRA
O Procon da Câmara de São Gonçalo do Rio Abaixo segue auxiliando a população. No mês de agosto, o órgão de Defesa do Consumidor realizou 37 atendimentos, através dos profissionais do Poder Legislativo Municipal. Da demanda, 26 solicitações foram resolvidas mediante contato (telefônico ou e-mail) entre consumidores e empresas. Destes, 11 atendimentos se encontram em situação pendente, aguardando as partes reclamadas.
Permanecem em aberto quatro demandas do mês anterior (junho), uma demanda de maio, três demandas do mês quatro de 2025, e apenas uma referente a fevereiro. As não solucionadas aguardam manifestação por parte das empresas questionadas. Assim como no período anterior, a demanda maior é de devolução, troca ou cancelamento de produtos e serviços, superando os atendimentos para cobranças indevidas ou desconhecidas.
Procon CMSGRA. Fonte: Marco Antônio Bicalho/Assessoria de Comunicação
Quanto à devolução, troca, cancelamento de produto ou serviço, nove situações foram resolvidas e quatro aguardam retorno. A totalidade partiu de bancos e associações de crédito. Três demandas foram resolvidas e quatro aguardam, assim como às situações envolvendo CPF. As tratativas foram resolvidas com orientações, esclarecimentos e análise de documentação, como descontos em benefício do INSS.
Reportagem: Euclides Éder