Paciente de unidade da FSFX comemora procedimento oftalmológico
Hospital Márcio Cunha (HMC). Foto: Wellington Silveira
O Hospital Márcio Cunha (HMC), mantido pela Fundação São Francisco Xavier na cidade de Ipatinga, atingiu marca histórica que reafirma sua posição de referência em saúde ocular: foram realizadas 14.583 cirurgias de catarata nos últimos nove anos. O número expressivo coloca a instituição como protagonista no cuidado oftalmológico não apenas no Vale do Aço, mas também em diversas regiões de Minas Gerais. Quem celebrou o mais recente procedimento foi a paciente Maria Madalena, de 76 anos, afirmando que a experiência foi, para ela, transformadora.
“Minha visão era muito embaçada e, além disso, eu sentia uma tonteira constante que me deixava desequilibrada quando ficava de pé por muito tempo. Era algo que atrapalhava demais o meu dia a dia. Hoje, com menos de uma semana que fiz a cirurgia, já consigo enxergar com clareza, até as letras minúsculas do alfabeto, e me sinto firme ao permanecer em pé por mais tempo. Foi uma mudança total na minha vida, que me trouxe alegria, segurança e um bem-estar enorme”, relatou emocionada a paciente submetida ao procedimento oftalmológico.
Paciente Maria Madalena. Foto: FSFX
O HMC reafirma a missão de excelência, e o resultado é a devolução da visão e da qualidade de vida a milhares de pacientes, tornando-se referência consolidada no tratamento da catarata e na promoção da saúde ocular. Mesmo diante da redução de procedimentos em 2020 e 2021, em função da pandemia, se manteve curva ascendente, observada nos resultados: 801 cirurgias em 2017, 973 em 2018, 1.562 em 2019, 1.158 em 2020, 1.690 em 2021, 2.407 em 2022, 2.273 em 2023 e 2.281 em 2024. Em 2025, 1.438 cirurgias, média de 200 por mês.
“A cirurgia de catarata é o procedimento mais realizado no mundo e apresenta altíssimos índices de segurança e eficácia. Graças a técnicas modernas, como a facoemulsificação, conseguimos devolver a visão de forma rápida, com baixo risco e excelente recuperação. Mas o impacto vai além da parte clínica. A restauração da visão significa devolver autonomia, confiança e qualidade de vida às pessoas, permitindo que retomem atividades simples do dia a dia e vivam com mais independência e bem-estar”, explica o oftalmologista, Dr. Silas Franco.
Dr. Silas Machado Franco Júnior. Foto: FSFX
O HMC conta atualmente com um corpo clínico formado por 13 oftalmologistas de diversas subespecialidades, sendo oito deles habilitados especificamente para a cirurgia de catarata. Essa equipe é apoiada por profissionais de enfermagem, anestesistas e outras áreas, assegurando qualidade, segurança e acolhimento em todas as etapas do atendimento. Entre os diferenciais, está a utilização da técnica de facoemulsificação em sua versão mais atualizada, considerada a mais moderna e eficaz para esse tipo de procedimento, realizado na instituição gerida pela FSFX.
Reportagem: Euclides Éder