Rádio Itabira

Transmissão ao vivo, notícias locais, agenda cultural, programação musical e informações institucionais.

Serra do Cipó. Foto: Pedro Vilela/MTur

Viajar fora da alta temporada pode ser uma excelente oportunidade para quem busca economia e experiência mais rica nos destinos turísticos. Com preços mais acessíveis e menos movimento, a baixa temporada, que geralmente ocorre entre os meses de março a junho e de agosto a novembro, oferece vantagens que vão além do bolso e podem transformar como você pode conhecer novos lugares. Para a turismóloga Betânia Resende, docente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Minas Gerais (Senac-MG), a principal vantagem de viajar no período é o custo reduzido.

Pico do Amor em Itabira. Foto: Arquivo

“É uma perfeita oportunidade de ter mais contato com a cultura das localidades visitadas, experimentar melhor o destino e fugir das filas e da correria das épocas mais concorridas. Para quem nunca viajou fora da alta temporada, a dica é começar por destinos próximos e com boa estrutura. O segmento ‘cama e café’ está em crescimento, assim como pousadas familiares, que podem oferecer preços acessíveis e uma experiência diferenciada. E as agências costumam montar pacotes mais vantajosos nesse período”, explica a especialista e docente do Senac-MG.

Congonhas. Foto: Pedro Vilela/MTur

Desta forma de entender o mercado, as cidades históricas, culturais e interioranas são ótimas opções de destino fora dos períodos de pico. Experiências como turismo de base comunitária, ecoturismo, gastronomia regional e eventos locais ganham destaque. Assim, as dicas para aproveitar destinos com maior tranquilidade, economia e experiências autênticas fora dos períodos de demanda intensa, em atrativos turísticos que funcionam em horários reduzidos na baixa temporada, e linhas de transporte adaptáveis, assim, confira a programação e o clima do destino.

Docente Betânia Resende. Foto: Senac/Divulgação

“É importante checar os horários de funcionamento, as opções de transporte e se preparar com roupas adequadas. E, claro, manter os cuidados básicos, como protetor solar e documentação em dia, especialmente em viagens internacionais”, alerta. A baixa temporada pode surpreender e se tornar a melhor época para explorar novas experiências, sendo uma das melhores estratégias para economizar. As passagens, hospedagens e passeios costumam ter preços mais acessíveis devido à menor demanda. Os destinos ficam menos cheios, proporcionando uma experiência tranquila e autêntica.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.