Itabira sedia evento de lançamento do ODS 18 e Festival Fala Quilombo
Fonte: Reprodução/Prefeitura de Itabira
Nesta sexta-feira (26), às 14h, Itabira será o centro das atenções de Minas Gerais ao sediar o lançamento regional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) 18 – Igualdade Étnico-Racial. O evento reunirá representantes de mais de 30 municípios na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), abrangendo territórios que concentram 12,7% da população quilombola e 22% da população indígena do Estado, reafirmando o compromisso coletivo com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
A agenda ganha ainda mais força com o Festival Fala Quilombo 2025, que acontece de 26 a 28 de setembro no Centro de Itabira, na rua Irmãos D’ Caux. Realizado pelo Instituto Fala Quilombo, o festival é considerado o maior encontro cultural quilombola, indígena e periférico da região e trará uma programação diversa, gratuita e aberta ao público. Ao longo de três dias, mais de 80 comunidades quilombolas e indígenas se reúnem em torno de oficinas, rodas de saberes, debates e apresentações culturais.
Fonte: Reprodução/Prefeitura de Itabira
A escolha de Itabira reforça a simbologia do município, onde mais de 73% da população se autodeclara negra, que vem se consolidando como referência em políticas públicas antirracistas, combinando ações institucionais e culturais que dão visibilidade e garantem direitos às comunidades tradicionais. Esse protagonismo foi recentemente reconhecido pelo Governo Federal, que contemplou Itabira com a Casa da Igualdade Racial, iniciativa inédita destinada a apenas cinco entes federativos em todo o país.
Entre os destaques, a adesão e os resultados obtidos no Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR), política pública coordenada pelo Ministério da Igualdade Racial. “Itabira carrega em sua história e em sua população a força da diversidade. Nosso compromisso é transformar essa realidade em políticas públicas que garantam justiça social, valorizem a cultura negra, quilombola, indígena e enfrentem de forma concreta, o racismo estrutural”, disse o prefeito Marco Antônio Lage.
Prefeito Marco Antônio Lage
A cidade se destaca também pela aprovação da Lei Júlio Rodrigues (Lei 5.288/2021), que reserva 20% das vagas em concursos municipais para negros, pela reestruturação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e pela criação do Fundo Municipal específico para a área. Outras iniciativas importantes são as políticas de valorização da cultura congadeira, o fortalecimento da Semana da Consciência Negra, além de parcerias com instituições como o Instituto Fala Quilombo.
“O ODS 18 em Itabira simboliza a união de esforços entre poder público, movimentos sociais e comunidades tradicionais. É o reconhecimento de que estamos construindo políticas públicas sólidas, capazes de transformar realidades e garantir dignidade, direitos e oportunidades para todas as pessoas. Este é um passo fundamental para assegurar que o desenvolvimento sustentável não deixe ninguém para trás”, afirma a diretora para Promoção da Igualdade Racial de Itabira, Lia Andrade.
Lia Andrade. Foto: Emmanuel Costa/Rádio Itabira
Fala Quilombo
O evento terá ainda o espaço “Recanto de Oxum”, dedicado à valorização da estética negra e indígena, o espaço infantil “Fala Quilombinho”, com atividades educativas sobre relações étnico-raciais, além de um centro de ouvidoria, atendimentos jurídicos e orientações sobre reflorestamento. O festival também contará com um espaço de cura, conduzido por benzedeiras e mães de santo, e momentos de grande simbolismo, como o encontro dos griôs, a troca de mudas e sementes e exposições artísticas.
Reportagem: Euclides Éder