Foto: FSFX

Com mais de três mil cirurgias cardíacas na última década, o Hospital Márcio Cunha (HMC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), se consolida como referência cardiovascular em Minas Gerais. E, desde 2004, oferece procedimentos de alta complexidade, sendo a única da região a realizar cirurgias de coração, a maioria financiada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A estrutura hospitalar conta com uma equipe multidisciplinar composta por cirurgiões cardiovasculares, cardiologistas clínicos, anestesistas e perfusionistas. Com reuniões semanais, o grupo discute os casos mais complexos, garantindo decisões integradas e seguras aos pacientes. E o pós-operatório da UTI Coronariana apresenta baixos índices de mortalidade.

A situação de resposta clínica reflete no elevado padrão de cuidado e segurança oferecido. Entre os diferenciais, destaca-se o uso de tecnologia de ponta, além do monitoramento contínuo durante o período intraoperatório e pós-operatório, garantindo suporte integral ao paciente em todas as fases. E realiza, ainda, procedimentos minimamente invasivos.

Entre os quais, está a correção de cardiopatias estruturais por cateterismo, além de cirurgias complexas de aneurisma toracoabdominal (ATA). Esses procedimentos, menos invasivos, são realizados em conjunto com a equipe de cardiologia clínica, com decisões tomadas após a análise e discussão dos casos em reuniões conjuntas entre as especialidades.

Com o avanço das técnicas, tecnologia e equipe, a instituição sob a gestão da FSFX fortalece a missão de oferecer atendimento de alta complexidade, com qualidade e segurança. Além dos números, representa esperança para milhares de pacientes da região, consolidando a unidade assistencial em saúde como símbolo de excelência na intervenção cardiovascular.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.