Marco Túlio Carvalho. Foto: Nova 381

A Concessionária de Rodovia responsável pela BR-381 foi destaque em evento realizado em São Paulo (SP), terça-feira (30). “O Fórum Infra 2025”, em seu oitavo ano, reuniu líderes de empresas que representam investimentos estratégicos para o futuro da infraestrutura no Brasil. A empresa apresentou o case de gestão na entrega dos 100 dias de intervenções a partir do início dos serviços de engenharia na BR-381, no trecho de Caeté a Governador Valadares.

A concessionária apresentou a modificação a partir da atuação das frentes de trabalho. No pavimento foram corrigidos, em curto prazo, 42 pontos considerados críticos, principalmente nos trechos de Sabará, João Monlevade, Coronel Fabriciano e Governador Valadares. Estes pontos foram mapeados em alinhamento a dados estatísticos e informações da Polícia Rodoviária Federal, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

As informações são do diretor de Engenharia, Marco Túlio Morales de Carvalho. A reforma da chamada “ponte torta”, em Monlevade, foi símbolo de mudança, em pouco tempo de intervenção. A empresa responsável executou a recuperação dos guarda-corpos e das juntas de dilatação, garantindo mais segurança estrutural. No setor de conserva, foi intensificada a manutenção da sinalização. Foram instalados 186 novos guarda-corpos, 1.700m de proteção de tela e 600m de atenuadores de impacto.

“Foram gerados mais de 1,5 mil empregos somente com a mobilização de 82 equipes. Promovemos readequação substancial, percebida pelo usuário, e que se seguiu nos meses seguintes com avanços importantes, além de outras intervenções como a no viaduto da Prainha e o tratamento de talude de grande porte que cedeu na rodovia. Estas são iniciativas que justificam a necessidade e a eficiência da gestão na rodovia desta importância”, pontuou o diretor Marco Túlio Carvalho.

Diante de especialistas, gestores e organizadores de projeto em rodovias, ferrovias, aeroportos, transporte metropolitano, saneamento, energia e transmissão, ele enfatizou a importância da infraestrutura rodoviária num programa de ampliação e estrutura de serviços, para promover o desenvolvimento econômico. O diretor comparou a diferença na eficiência do atendimento a partir do início dos serviços operacionais: guincho, socorro mecânico e resgate, e as bases do Centro de Controle Operacional (CCO).

Reportagem: Euclides Éder

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