Foto: Nova 381

Entra em operação novo recurso para a remoção de veículos extra pesados na BR-381, com alta a circulação de caminhões e carretas. Os novos guinchos possuem a tecnologia para as operações que envolvem tráfego rodoviário de carga. As duas unidades do modelo foram construídas sob medida para atender ao perfil de ocorrências extremas no trecho acima de 300 quilômetros. O cavalo de quatro eixos tem tração para suportar até 150 toneladas, câmbio automático de 12 velocidades e a marcha super-reduzida desenvolvida para condições severas.

O guincho foi projetado sob medida para rebocar veículos de até 100 toneladas. Para comparação, um bitrem de nove eixos, maior veículo homologado para operar nas rodovias brasileiras, tem o peso bruto total máximo de 74 toneladas. O conjunto é formado por lança rebocadora, sistema de contrapeso para estabilizar o veículo e braço telescópico para operações de içamento. A segurança é reforçada por comandos com redundância acionados do painel hidráulico. Tudo é operado com facilidade por Joystick. Este novo sistema também foi pensado para puxar carretas.

Foto: Nova 381

O conjunto quinta roda foi incluído no projeto para remover semirreboques desacoplados de seu cavalo. “Pensamos em levar para a rodovia um sistema capaz de operar em diferentes cenários envolvendo todos os tipos de caminhões e ônibus, trazendo agilidade e segurança a qualquer tipo de operação. Por estas características, gama de recursos e capacidades superdimensionadas, este é, sem dúvidas, o equipamento mais completo em atendimento nas rodovias do Brasil, superando todas as expectativas”, afirma Rogério Moreira, coordenador de Planejamento de Operações da Concessionária.

Caminhão e implemento possuem recursos que se complementam, acessíveis ao condutor para acionamentos nas demandas mais diversas. O sistema de refrigeração forçada de óleo hidráulico do implemento permite que o equipamento faça operações de longo prazo com o implemento hidráulico ativado, evitando superaquecimento ao óleo hidráulico, preservando o conjunto em intervenções mais complexas e de longo período. Além dos dois guinchos extra pesados, as bases operacionais contam com guinchos em operação para o suporte ao motorista em caso de pane.


Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.