Câmara de Itabira discute vetar recursos públicos em eventos de apologia à violência ou cunho sexual
Foto: Jéssica Paiva/Câmara de Itabira
A Câmara de Itabira realizou na terça-feira (7) uma Reunião Ordinária com uma pauta voltada para temas como a assistência social, educação, proteção infantil, combate à violência, valorização da cultura e cidadania. Entre as propostas em debate, destaca-se o projeto que proíbe o uso de recursos públicos para contratação de shows e artistas que façam apologia ao crime, violência, uso de drogas ou que contenham conteúdo sexual explícito.
A matéria, de autoria do vereador Cidnei Camilo Rabelo “Didi”, busca preservar valores éticos e proteger o público itabirano, especialmente o infantojuvenil. Também foi apreciado o Projeto de Lei da secretária da Mesa Diretora, Dulce Citi Oliveira, instituindo medidas para prevenção, fiscalização e combate à sexualização e adultização de jovens, reforçando o compromisso com a proteção de crianças e adolescentes.
Foto: Jéssica Paiva/Câmara de Itabira
Na área da educação, os vereadores analisaram duas propostas do vereador Ronaldo Sena “Capoeira”. A primeira delas propõe a criação do Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Cyberbullying (prática de assédio e intimidação que ocorre por meio de dispositivos digitais). O segundo texto cria a Semana Municipal de Conscientização e Combate ao Preconceito, voltada a promover o ambiente escolar seguro e inclusivo.
Outras matérias relevantes também estavam em pauta: um deles, de origem do Poder Executivo, institui o programa “Natal Criativo”, incentivando o empreendedorismo local e o espírito comunitário durante o período natalino. Outra matéria propõe a criação da Semana Municipal da Gentileza e Generosidade, da vereadora Dulce Citi Oliveira, para o fortalecimento de valores humanos e convivência solidária.
Foto: Jéssica Paiva/Câmara de Itabira
Além das votações em primeira e segunda discussão, os parlamentares apresentam moções de aplauso, homenageando personagens de destaque na cidade, como artistas e grupos culturais, que se destacam como protagonistas nos nichos onde atua. Foram feitas indicações como obras e melhorias nos bairros, construção de novo reservatório de água no Jardim dos Ipês e o calçamento na comunidade de Córrego do Meio.
Reportaem: Euclides Éder