Crédito: Cemig Divulgação/ISTOCK

O período de férias escolares pode provocar um aumento na conta de energia nas residências. Essa tendência é justificada pelo fato de as pessoas ficarem mais tempo em casa, e também pelas altas temperaturas, que podem intensificar a utilização de equipamentos de refrigeração no ambiente. Desta forma, a Cemig fez orientações para os clientes. Com medidas simples adotadas, pode haver uma fatura sem aumento significativo.

“O consumo é determinado por duas variáveis: tempo de uso e potência. Desta forma, é muito importante que o consumidor tenha atenção ao tempo de uso dos equipamentos eletroeletrônicos, principalmente os de maior potência, como o chuveiro elétrico e o ar-condicionado, de forma a evitar grandes impactos no valor da conta de energia”, explica o engenheiro de eficiência energética da Cemig, Thiago Batista.

Thiago Batista. Reprodução Midia/Cemig

No caso de viagens, o ideal é que o cliente retire os equipamentos das tomadas, mantendo apenas aqueles essenciais à segurança e resfriamento de alimentos, evitando a função stand-by, responsável por até 15% do consumo. É comum receber parentes para passarem alguns dias. Com mais pessoas, também sobe o uso do chuveiro, um dos equipamentos domésticos que mais consome energia, por sua alta potência.

“A recomendação para economizar energia com esse equipamento é reduzir o tempo de banho e, se possível, colocar o seletor de temperatura na posição ‘verão’, o que reduz a potência em 30% e proporciona uma redução significativa no consumo ao final do mês”, detalha o engenheiro da Cemig. Equipamento com consumo representativo em uma residência, as geladeiras também merecem atenção especial.

Uma geladeira em bom estado de uso funciona 12h/dia, ou seja, 360h por mês. É importante evitar o abre e fecha constante, especialmente, em dias de calor. “É muito importante lembrar que alimentos ainda quentes não devem ser armazenados no eletrodoméstico, pois isso sobrecarrega o aparelho e, consequentemente, aumenta o consumo. Cuidados como esses podem colaborar para a economia no final do mês” reforça o engenheiro.

Com as altas temperaturas, é comum a utilização de equipamentos para refrescar o ambiente, como ventiladores, climatizadores de ar e aparelhos de ar-condicionado. Desta forma, Thiago Batista também esclarece que o ar-condicionado tem uma potência elevada e deve ser utilizado somente quando outras medidas como a ventilação natural ou o uso de circuladores e ventiladores não são suficientes.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Solverwp- WordPress Theme and Plugin