Os três municípios da macrorregião de saúde: Itabira, João Monlevade, Guanhães e Nova Era, participarão na próxima semana, dias sete e oito de fevereiro, da capacitação de profissionais de saúde sobre a “Qualificação em Manejo Clínico de Arboviroses”, evento promovido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/MG). O objetivo é qualificar profissionais médicos e enfermeiros, para atuar na resposta assistencial aos casos suspeitos, além de alertar sobre o cenário epidemiológico da dengue, febre chikungunya e zikavírus.

A programação aborda Planos Municipais de Contingência, a importância de exames laboratoriais para subsidiar o diagnóstico, e notificações de casos suspeitos. Essa qualificação faz parte de ação conjunta do Estado, a campanha: “Minas Unida no Combate ao Mosquito”. Nos dias 30, 31 de janeiro, 1º de fevereiro foi realizada essa mesma capacitação, direcionada aos profissionais de saúde e gestores da Macrorregião Centro, que abrange Itabira, e também Belo Horizonte e Sete Lagoas.

Fábio Baccheretti. Crédito: Fábio Marchettto/SES

“Pela primeira vez, Minas Gerais vai viver o segundo ano consecutivo epidêmico para dengue e chikungunya. Está sendo tomada uma ação imediata, o decreto de emergência para facilitar a contratação de profissionais, e a compra de insumos. Os indícios demonstram crescimento precoce dos números, e a previsão é a de que até março devamos ter o pico de casos no Estado. Teremos um ano difícil nem Minas Gerais”, destacou o responsável pela Secretaria Estadual de Saúde, Fábio Baccheretti.

Farmacia de Minas em Itabira

O Estado, através da Gerencia Regional de Saúde (GRS) informa que, não haverá atendimento nas Farmácias de Minas de todo Estado, e nem na unidade de farmacêutica da própria GRS, dias 12, 13 e 14 de fevereiro, ponto facultativo em decorrência dos festejos de Carnaval, e quarta-feira de cinzas. As atividades retornarão, normalmente na quinta-feira (15). A unidade do Estado em Itabira fica na avenida Deputado Jorge Ferraz, 75, João XXIII, telefone para informações adicionais: (31) 3839-2490.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Solverwp- WordPress Theme and Plugin