Instituto ITI: capacitação gratuita em costura, artesanato sustentável; e Web Designer
Estão abertas as inscrições para capacitação profissionalizante oferecida pelo Instituto Igualdade, Transformação e Inovação Social (ITI). Para interessados, sobretudo mulheres, em situação de vulnerabilidade social em Itabira, a qualificação na nova turma do curso de costura. Os alunos irão aprender técnicas para desenvolver peças de lingerie, de artesanato sustentável. A iniciativa é proposta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT).
A previsão das aulas começarem tão logo se encerre o processo de cadastramento prévio dos candidatos às vagas, ainda em março. Serão 280 horas/aula, com emissão de certificado de conclusão para aqueles que executarem todas as etapas do treinamento. Por meio de termo de fomento com a Prefeitura de Itabira, o programa efetiva premissas da gestão municipal, como: trabalhar com instituições locais, da sociedade civil organizada, e que não tenham fins lucrativos, como o Instituto ITI.
O curso ajuda principalmente no novo modelo de desenvolvimento social e economia circular, associado ao crescimento econômico, melhor uso de recursos naturais, modelos de negócios e criação de condições favoráveis aos processos de fabricação, empreendedorismo e associativismo. A capacitação projeta as mulheres em situação de vulnerabilidade, geração de renda. As inscrições podem ser feitas na sede do ITI, na rua Irmãos D’Caux, 283, Centro, até o dia oito de março. Informações pelo telefone (31) 3840-5707.
Web Designer
Voltado para o público de 14 a 17 anos, a qualificação é oferecida para jovens em busca de sonhos, e que desejam planejar, criar, organizar e publicar interfaces de websites, seguindo conceitos de acessibilidade, usabilidade e navegabilidade de padrões digitais. É financiado por termo de fomento celebrado entre o ITI e o Poder Público. O interveniente é o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA). Patrocínio: Construtora e Fundação Vale Verde.
Reportagem: Euclides Éder