Memorial Vale. Fonte: Vale/Divulgação

Novos artistas de Minas poderão concorrer a prêmio e ter suas propostas artísticas em exposição por meio do Edital Novos Artistas do Memorial Vale que está com inscrições abertas, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,4 milhão de pessoas, de diversos lugares. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas, e integra o Circuito Liberdade, na capital mineira, um dos maiores complexos de cultura brasileira. Serão selecionados quatro artistas residentes em Minas Gerais com obras concluídas inéditas ou não.

As inscrições começaram dia 1º, e seguem abertas até 25 de abril. Além da premiação de R$ 10 mil, os artistas terão seus trabalhos de artes visuais expostos nas salas do Museu, em mostra coletiva, realizada ainda no primeiro semestre de 2024. Para participar, os artistas interessados devem estar em início de carreira, considerando a trajetória artística abaixo de dez anos, contando a data da primeira participação em exposições. A mostra coletiva com os novos artistas terá curadoria de Fabíola Rodrigues e tem abertura marcada para 1º de junho.

As inscrições devem ser feitas no site www.memorialvale.com.br. Ao longo de sua história, que completa 10 anos em 2024, o Edital Novos Artistas do Memorial Vale já contemplou mais de 25 artistas. “O Edital Novos Artistas tem uma trajetória e resultados surpreendentes, pois já revelou e impulsionou a carreira de vários artistas visuais mineiros. É um dos principais programas do Memorial Minas Gerais Vale, espaço cultural do Instituto Cultural Vale”, diz o diretor do Memorial Vale, Wagner Tameirão. Os selecionados além de integra mostra coletiva no Museu, receberá prêmio em dinheiro.

Propostas artísticas em pintura, escultura, desenho, vídeo, instalações e fotografias ou em qualquer outro suporte, formato ou linguagem de artistas individuais ou de coletivos desde que sejam pessoas jurídicas, podem participar da iniciativa. “Minas Gerais é uma referência nacional em arte contemporânea e a realização de editais como Novos Artistas proporciona o reconhecimento de novos talentos. O que nos permite ter acesso a produções contemporâneas em sua multiplicidade e singularidade”, explica a nova curadora do edital do Memorial Vale Fabíola Rodrigues.

“O Edital quer justamente trazer visibilidade e incentivar a vasta e diversificada produção artística contemporânea mineira. Ao valorizar os artistas em começo de carreira, o Memorial Vale contribui para o fortalecimento cultural do Estado e cria novas perspectivas e oportunidades para os artistas. O público, por sua vez, terá a oportunidade de vislumbrar novas formas de ver e sentir a arte”, afirma o diretor do Memorial Vale, Wagner Tameirão. As propostas selecionadas irão receber um prêmio no valor de R$ 10 mil, deduzidos os tributos previstos na legislação em vigor.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Solverwp- WordPress Theme and Plugin