Crédito: Raíssa Leite/CMI

A data, dois de abril, promove inclusão de pessoas com o TEA

A Câmara de Itabira homenageou terça-feira (16), através da entrega de Moções de Aplausos, personalidades ligadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), considerando que em dois de abril foi celebrada a data nacionalmente. O médico neurologista Júlio Tércio de Alvarenga, representou os profissionais da saúde que atendem pessoas com TEA, Débora Vieira Gomes foi a escolhida como símbolo das mães atípicas. Mateus Severino Lopes espelhou os autistas do município.

A data busca a promoção da inclusão das pessoas com TEA, e foi lembrada na Câmara Municipal de Itabira, através das homenagens. A iniciativa é um sinal de alerta para a sociedade e seus governantes, sobre a causa. Assim, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer que o autismo não é doença, e apenas uma condição especial, que requer acompanhamento clínico, para melhorar as formas de convivência. Apenas a condição médica que levam a problemas de desenvolvimento.

“Afeta a linguagem, na interação social, nos processos de comunicação e do comportamento social da criança”, comentou o vereador. Ele ressaltou a importância de debater sobre o assunto, em virtude de a informação ser essencial para a qualidade dessas crianças. “O diagnóstico precoce é importante, pois os primeiros sinais do TEA podem aparecer no segundo ano de vida e fazer a detecção antes é possível em muitos casos mudar a realidade dessa criança”, disse o autor da comenda, Weverton Vetão.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Solverwp- WordPress Theme and Plugin