Crédito: Leonardo Reis (ICPA /Unifei)

Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis de Itabira

No mês de abril, dia 24, membros da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis de Itabira (Ascarmarita) foram a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) de Itabira, conhecer o campus, e iniciar o projeto de Engenharia Popular com foco no fortalecimento do grupo, coordenado pelo professor Leonardo Ferreira Reis, do Instituto de Ciências Puras e Aplicadas (ICPA). A iniciativa conta com a participação de dois bolsistas: Mellissa Benício (Engenharia Ambiental), e André Rodrigues (Engenharia de Saúde e Segurança), no suporte para a Ascarmarita até o fim de 2024.

Crédito: Leonardo Reis (ICPA /Unifei)

O objetivo é desenvolver tecnologia social de gestão para a Ascarmarita, e fortalecer o associativismo e a solidariedade, entre os catadores, além de organizar a transparência na produção da coleta e venda dos materiais recicláveis, assim como ampliar a consciência ambiental. A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) espera que o projeto contribua para o fortalecimento da consciência de classe, através de ações do desenvolvimento das tecnologias sociais na organização e registro de produção, aumentando seus resultados para os membros, e toda a sociedade.

Crédito: Leonardo Reis (ICPA /Unifei)

Sediada no bairro Pedreira, a Ascarmarita, que existe desde 2009, esta crescendo gradativamente, através de várias parcerias. Seu foco de atuação na defesa dos catadores. É considerada entidade de utilidade pública municipal, pois contribui para a reciclagem dos resíduos, e para a geração de renda. Atualmente, conta com dez associados, que realizam diferentes tarefas operacionais e administrativas. O grupo faz coletas em vários pontos da cidade, que são transportados para a sede, onde os materiais são separados, pesados, prensados e armazenados.

Crédito: Leonardo Reis (ICPA /Unifei)

No momento da venda, o grupo também faz o carregamento dos caminhões. No cronograma do projeto foi realizada dia 30 de abril, visita técnica à sede da Ascarmarita. A equipe da Unifei foi a campo. “Foi um momento de apresentação e alinhamento dos objetivos, para o início do Projeto, e também de muita descontração. Informações e fotos registradas serão utilizadas para a produção de um relatório, e a construção do diagnóstico sobre as condições atuais de coleta, triagem e venda de materiais recicláveis pela associação,” disse o professor Leonardo Reis.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Solverwp- WordPress Theme and Plugin