HMCC: começam as coletas das bolsas de sangue em Itabira, através de PACE
Desde quinta-feira (6), o serviço de coleta de sangue do primeiro Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) da Fundação Hemominas em Itabira, começou a atender os doadores. Localizado no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), recebeu apenas no primeiro dia de funcionamento, cerca de 30 pessoas, previamente agendadas.
Por ora, as coletas serão realizadas semanalmente, quintas-feiras, entre 7h30 e 14h. Para ser um doador é necessário ligar ou enviar mensagem via App demonstrando a dispisição prévia do ato. O contato é pelo telefone 3067-2790 ou o aplicativo Whatsapp 98383-3620. Também pode ocorrer presencialmente, por ordem de chegada, de acordo com a capacidade.
Serão atendidos 60 doadores por semana, à princípio. No entanto, o PACE terá capacidade para funcionar todos os dias, aumentando a captação de bolsas. Na fase, espera-se atender 2.400 candidatos à doação e coletar, pelo menos, 1.900 bolsas por ano, ou seja, 200 doações por mês, ou seja, coletar aproximadamente 50 bolsas em cada dia.
A implantação do PACE possibilita que haja ampliação do número de candidatos à doação, uma vez que, os voluntários não precisarão mais ir até Belo Horizonte. A estrutura do HMCC é semelhante à unidade da Hemominas na capital. São adotados critérios preestabelecidos para avaliar quem se encontra apto, ou não, a ser doador.
Para participar do ato é necessário idade entre 16 e 69 anos, possuir boa condição de saúde física, pesar mais de 50 quilos, ter descansado (dormir, pelo menos seis horas na noite anterior), estar razoavelmente alimentado e hidratado (não é aconselhável o jejum), consumir alimentos leves, evitando itens gordurosos, e aguardar quatro horas após o almoço.
Reportagem: Euclides Éder