Crédito: Mauricio Noro

Cinema ao ar livre totalmente movido a bicicletas, assim é o BikeCine, cinema itinerante, que funciona com energia limpa e sustentável, gerada pelo próprio público, pedalando. A sessão em Mariana será nesta quarta-feira (26) na praça Nossa Senhora de Nazaré, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O evento em Nova Era acontece quinta-feira (27) na praça Juquinha Lima, também com patrocínio do mesmo Instituto, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Crédito: Efectocine/Divulgação

A programação gratuita traz exibição de filmes curtas-metragens variados e depois o longa-metragem “Mussum, o Filmis”, ambos com recursos de acessibilidade. O filme traz uma cinebiografia do humorista Mussum, também músico e integrante do famoso quarteto Os Trapalhões. Os ingressos on-line ficam disponíveis para o público clicando aqui, e na distribuição presencial no local, uma hora antes do evento. O BikeCine estreia em nove cidades de Minas Gerais, ao longo deste mês de junho.

Crédito: Mauricio Noro

A agenda do mês de junho á aconteceu em quatro cidades: Belo Vale (13), Sabará (14), Nova Lima (15), e Congonhas (16). Além de Mariana e Nova Era, serão realizadas também em Timóteo (28), Antônio Dias (29) e Coronel Fabriciano (30). Lançado este ano no Brasil, o novo conceito de cinema une cultura, entretenimento, sustentabilidade e esporte. O público pode escolher de onde assistir aos filmes: acomodados na plateia de cadeiras ou pedalando nas estações de bicicletas, participando ativamente.

Crédito: Mauricio Noro

São 12 bicicletas fixas e quatro bases para acoplar as “bikes” trazidas pelo próprio público, totalizando 16 estações que captam a energia gerada pelos ciclistas. Também é possível colaborar pelo “pedal de mão”, ideal para diversão das crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, promovendo maior acessibilidade. Toda energia gerada é consumida no momento e, quanto mais rápida forem as pedaladas, maior é a energia. Sinalizador exibe a carga de energia em tempo real.

Crédito: Danilo Ramos

A exibição dos filmes no BikeCine é feita na tela inflável da Airscreen, equipamento com tecnologia de ponta, que oferece projeção de alta qualidade ao ar livre. “É uma grande alegria estrear em Minas Gerais esse projeto que reúne tantas pautas que consideramos importantes para a população e para o planeta. Cultura, entretenimento, bem-estar, mobilidade, sustentabilidade, conscientização e inclusão estão entre os temas que queremos discutir com o BikeCine”, conta Marco Costa, coordenador geral.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.