Crédito: Freepik

Neste sábado (29), a partir das 15h, até 21h, a quadra da Associação dos Técnicos Industriais da Vale (Ativa), recebe a 32ª edição do “Arraiá Cumpade e Cumade”, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), através do projeto Vida Ativa. O local foi escolhido para melhor conforto dos participantes na “melhor idade”, e devido a evento anteriormente programado para o Ginásio Poliesportivo Municipal Maestro Silvério Faustino. A quadrilha, até então, era realizada na rua Irmãos D’ Caux, onde fica a praça de esportes. Serão nove dos 11 núcleos do projeto, por questões de logística, Ipoema e Senhora do Carmo declinaram do convite.

Eliane Lage. Crédito: Emmanuel Costa/Rádio Itabira

“O motivo da mudança é porque também tínhamos outro evento no Ginásio, e achamos melhor ir para um lugar fechado, porque o frio está rigoroso para os idosos ficarem no sereno. Os núcleos dos distritos preferiram vir prestigiar, mas não para dançar, porque tem a distância. Para ensaiar contamos com a ajuda da comunidade e alguns marcadores. Nos outros anos, fizemos uma grande quadrilha, mas, por ser mais difícil ir até o Centro para ensaiar, optamos cada um ensaiar em seu núcleo. Alguns irão apresentar danças folclóricas juninas, outros a tradicional quadrilha,” disse Eliane Lage, coordenadora do projeto. Ela também confirmou praça de alimentação, com os produtos tradicionais.

Fonte: Freepik

“Esse ano teremos uma novidade: a pescaria, para interagir com toda a família. Vamos fazer também um altar, porque será Dia de São Pedro, e muitos idosos são fervorosos nessa época de São Pedro, Santo Antônio e São João. Nós estamos fazendo tudo com muito carinho “, acrescenta Elaine Lage. Além da festa junina, a quadra coberta da Ativa, receberá o show sertanejo de Wesley & Elson. Os grupos de dança que vão se apresentar são dos núcleos: Santa Teresa, Valério, São Marcos, e Boa esperança; as quadrilhas serão com representantes dos núcleos: Ativa, Arfita, Bela vista, Gabiroba, e João XXlll. Todos os participantes do projeto Vida Ativa têm acima de 55 anos.

Vinícus Rodrigues. Crédito: Emmanuel Costa/Rádio Itabira

“Esse ano, como é local fechado, terá ainda mais segurança para os nossos idosos. Na Ativa, há estrutura muito boa para eventos, como palco e iluminação. Teremos também as barraquinhas, para todos aqueles que gostam das comidas típicas, vamos ter com bastante variedade. Atualmente são onze núcleos ativos, e ainda contamos com a hidroginástica que é realizada no Valério. Para participar, basta procurar no dia das aulas, qualquer um dos núcleos, desde que tenha a idade mínima indicada. Para saber as datas das aulas, basta entrar em contato com a SMEL pelo telefone: (31) 3839- 2202”, disse Vinícius Rodrigues, gestor do contrato desta parceria, em entrevista para a rádio Itabira. A Ativa fica na avenida Ipiranga, 500, Novo Amazonas.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.